
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), responsável pela coordenação da obra da Ponte de Guaratuba e seus acessos, e também responsável pela administração da ponte após sua conclusão, afirmou que não há qualquer evento de natureza esportiva ou turística agendado para acontecer no local, antes ou após o término da obra. O comunicado contraria a divulgação da Maratona Internacional do Paraná, anunciada para acontecer em abril do ano que vem na Ponte de Guaratuba.
“Qualquer tipo de prova, competição, gravação ou celebração de qualquer natureza, de responsabilidade de entidades privadas, deve ter autorização solicitada junto ao DER/PR, seguindo as exigências da Portaria n.º 341/2011 do DER/PR, que regulamenta a realização deste tipo de evento”, diz a nota publicada no site do DER.
Segundo a nota, a portaria exige, entre outras, a apresentação plano de Segurança do Evento, elaborado por profissional habilitado, devidamente acompanhado da ART/CREA, e autorização expressa da respectiva confederação desportiva ou de entidades estaduais a ela filiadas, quando a finalidade do evento for de caráter desportivo. Também é preciso que a organização apresente cópia autenticada do contrato de seguro contra riscos e acidentes em favor de terceiros, com valor mínimo segurado de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) por morte, invalidez ou quaisquer lesões decorrentes e caução fiança para cobrir possíveis danos materiais à via, no valor mínimo R$ 30 mil.
A solicitação para a realização de eventos na Ponte de Guaratuba ainda deve ser protocolada com antecedência mínima de 30 dias, garantindo tempo para a superintendência regional do DER/PR e o Batalhão de Polícia Rodoviária realizarem vistoria técnica do local. “Cabe ao DER/PR autorizar ou não a realização do evento, após análise de todos os critérios da portaria.E esclarece, por último, que até o momento não foi protocolado pedido para realização de evento na Ponte de Guaratuba”, afirma a nota.
“Com relação ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER), precisamos ressaltar que nenhum pedido de liberação foi protocolado por um simples motivo: a data da prova ainda não está confirmada. Por ser uma obra de grande porte, que envolve diversos fatores, só anunciaremos o dia exato quando tivermos certeza de que ele será cumprido. Daí sim, com todas as informações necessárias, poderemos entrar com todos os pedidos oficiais de liberação.
Após esse panorama completo, a organização da MIP vem a público respeitosamente informar que tudo está acontecendo dentro do previsto para que o Estado do Paraná sedie uma das maiores e melhores corridas de rua da história do Brasil“, diz a nota da Maratona Internacional, encaminhada ao Bem Paraná.
Como está a obra da Ponte de Guaratuba
A Ponte de Guaratuba, maior obra de infraestrutura em andamento no Paraná, está cada vez mais próxima da conclusão. Com 80% de execução, o projeto alcançou importantes marcos ao longo de outubro. Localizada no Litoral do Paraná, a ponte já soma 173 metros de avanço no trecho estaiado e 596,9 metros finalizados no trecho pré-moldado, conectando de forma definitiva os municípios de Guaratuba e Matinhos.
No trecho pré-moldado, a obra já conta com 62 estacas concluídas, 24 no trecho estaiado e 38 no pré-moldado, além de 18 vigas travessas finalizadas e 128 vigas longarinas lançadas das 142 já fabricadas. Também foram executados 14 dos 23 vãos do tabuleiro, etapa que forma a base de sustentação da pista.
Quando concluída, a Ponte de Guaratuba vai eliminar a necessidade da travessia por balsas, reduzindo o tempo de deslocamento e garantindo mais segurança e conforto para moradores e turistas que circulam entre os dois principais balneários do estado.
A previsão de conclusão da obra é abril de 2026.