industria nautica cianorte
Indústria náutica em Cianorte (Divulgação/Fluvimar)

Cianorte, no Centro-Oeste do Paraná, é conhecida como a Capital do Vestuário do Estado, mas nos últimos tempos também se destaca como polo da indústria náutica, mesmo estando a 460 km do mar.

O município ganha referência na produção de embarcações. Empresa atende Paraná, São Paulo, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Amazonas e Maranhão.

Cianorte vive um momento especial, principalmente pela diversificação de uma de suas principais atividades econômicas, a indústria.

Além das fábricas de confecção e de alimentos, um outro setor vem despontando, promovendo investimentos e gerando emprego e renda: a indústria náutica. Embora esteja a mais de 460 quilômetros da costa litorânea, Cianorte se tornou referência na fabricação de embarcações, atividade em franca expansão no Brasil.

Assim, a “capital do vestuário”, como é conhecida pela força da indústria da moda, vê o segmento náutico dividir as atenções também. O impulso dessa atividade industrial é motivado particularmente pela presença da Fluvimar, que está investindo para ampliar em 25% a capacidade produtiva de suas instalações em Cianorte.

“O investimento inclui a aquisição de uma área até então degradada, de 24 mil metros quadrados, que dará espaço a futuros investimentos e, potencialmente, à instalação de uma nova unidade fabril”, informa o fundador e diretor da Fluvimar, Jorge Oliveira. Com a ampliação do parque fabril, a previsão é de que a produção de barcos e lanchas dobre.

Segundo o empresário, a ampliação da Fluvimar busca não só atender o crescimento da demanda, há preocupação também em implementar melhorias nos processos e tecnologia nos produtos, o que agrega valor à produção e coloca a indústria de Cianorte em patamar ainda mais elevado. O novo espaço deve ser inaugurado no final de 2025.

Indústria náutica em ascensão

A empresa de Cianorte fabrica barcos, lanchas e pontoons (barcos plataformas). Em 2024, registrou crescimento de 64% em seu faturamento. A Fluvimar atende mercados como os São Paulo, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Amazonas e Maranhão, além do próprio Paraná. Atualmente, emprega 150 colaboradores. Fundada há mais de 30 anos, faz parte de quase metade da história do município.

O empresário aposta no potencial da indústria náutica no Brasil para seguir crescendo e levando o nome de Cianorte junto. De acordo com dados da Associação Brasileira de Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar), em 2024 foram produzidas 4,5 mil embarcações no país.

A entidade tem apostado no mercado externo para incrementar a produção. Em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), desenvolve o Programa Exporta Mais Brasil. As vendas externas respondem hoje por 25% da produção nacional. A Fluvimar mira expandir horizontes e também atuar além das fronteiras.

industria nautica2
(Unidade da Fluvimar/Divulgaç~´ao)