
O Colégio Estadual Nova Esperança, de Nova Esperança do Sudoeste, no Paraná, é bicampeão na Olimpíada online de Matemática Matific. Realizada em abril, a escola ficou em primeiro lugar. Considerada uma das maiores competições escolares de matemática digital do mundo, além do Colégio Estadual Nova Esperança, o Colégio Estadual Pedro II, de Goioerê conquistou o terceiro lugar no pódio nacional.
Outras quatro escolas da rede estadual de ensino ficaram entre as dez melhores colocadas do País. A competição nacional foi realizada no mês de abril utilizando jogos e desafios interativos (integrantes do recurso educacional digital Matific), para tornar o aprendizado da matemática mais acessível e envolvente.
Os conteúdos seguem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e são voltados para alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, tanto de escolas públicas quanto privadas. No Paraná, a ferramenta é utilizada desde 2021.
A vitória do Colégio Estadual Nova Esperança na competição foi anunciada na live de premiação do evento, no dia 24 de abril. A conquista coroa a trajetória da escola na competição: em 2022 ficou em quarto lugar no ranking nacional, no ano seguinte, alcançou o segundo lugar e, em 2024, chegou ao primeiro lugar. Façanha novamente conquistada neste ano.
“Estamos muito felizes. O colégio tem se empenhado desde a implantação do recurso, em 2021. É um trabalho intenso, no qual os alunos se empenham muito e também os professores, trabalhando pelo menos uma vez por semana com a ferramenta, em sala. Parabéns aos nossos estudantes por, novamente, colocarem o nome da nossa escola entre as melhores do Brasil no aprendizado da Matemática”, comemora Airton Bonetti, diretor da instituição de ensino.
Além de Nova Esperança e Pedro II, também se destacaram os colégios estaduais Professora Zilda Arns Neumann (Guarapuava), Jardim Esmeralda (Cascavel), Bento Mossurunga (Umuarama) e João Paulo I (Francisco Beltrão).
Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, o sucesso do Paraná na competição reforça a importância de metodologias inovadoras no ensino da matemática. “A Matific mostra aos nossos estudantes que é possível aprender com prazer. A gamificação tem promovido avanços significativos no desempenho escolar, despertando nos alunos o desejo de superar desafios por meio do raciocínio lógico e da criatividade”, afirma.
COMPETIÇÃO – A competição é aberta a escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Para que uma escola concorra aos prêmios, é necessário que tenha no mínimo 50 alunos inscritos. Para ser considerado ativo o estudante deve completar ao menos uma atividade, conquistando no mínimo duas estrelas. As escolas que não atingem a meta de 50 alunos, participam normalmente da competição, mas não são ranqueadas, pois não competem aos prêmios.
As atividades são realizadas no espaço virtual Ilha da Aventura, no qual a Inteligência Artificial faz o nivelamento dos estudantes de acordo com o desempenho nas atividades sugeridas para a sua série. Assim, as atividades/games da competição, aparecem todas de acordo com o desempenho do estudante, identificados pela IA.
A pontuação acumulada se deu a partir da equação composta pelo somatório de estrelas conquistadas (até 5 por atividade) e pela taxa precisão dos estudantes, que se refere à quantidade de tentativas do aluno até completar a atividade. De acordo com essa somatória o aluno é classificado.
MATEMÁTICA GAMIFICADA – Na rede estadual de ensino do Paraná, o emprego de recursos tecnológicos serve como metodologia de apoio à aprendizagem, consoante relatório expedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), acerca do emprego de ferramentas digitais como suporte ao processo educacional.
Disponível para os alunos do 6º e 7° anos do ensino fundamental, a plataforma Matific, de matemática gamificada, foi implementada como ferramenta de suporte às atividades em sala de aula em 2021 e, por meio de jogos interativos e desafios lúdicos, promove a aprendizagem de conceitos matemáticos e do raciocínio lógico. Desde o seu lançamento na rede de ensino do Estado, a plataforma já acumula mais de 3 milhões de atividades realizadas por mais de 300 mil alunos da rede estadual de ensino.