As 5 pontes mais famosas do Paraná
DER

A nova e esperada Ponte de Guaratuba, prevista para ficar pronta em abril do ano que vem, é um dos assuntos mais falados no Paraná. Mas ela não é a única ponte famosa do Paraná. O Tripadvisor, plataforma que faz rankings com base nas avaliações dos viajantes, listou as cinco pontes mais famosas do Paraná, entre os turistas que visitam o Paraná.

1) Ponte da Amizade

ponte10

A ponte número 1 do ranking das pontes famosas do Paraná é a Ponte da Amizade. A principal ligação entre Brasil e Paraguai é através da Ponte Internacional da Amizade, inaugurada em 1965, em Foz do Iguaçu e, através da qual, acredita-se, cruzam aproximadamente 40 mil pessoas por dia. A Ponte da Amizade possui 550 metros, e o trajeto pode ser feito à pé, de carro ou moto, de transporte turístico ou ônibus de transporte público urbano.

2) Ponte de São João, em Morretes

ponte-sao-joao
Divulgação

A Ponte São João de Morretes é conhecida pela engenharia ousada, construída em uma época em que os recursos eram limitados. A audácia dos engenheiros resultou em uma estrutura duradoura que desafia as leis da física. Ela fica na ferrovia Paranaguá-Curitiba, inaugurada há mais de 130 anos. Só pode ser acessada por trem. A vista é algo que surpreende os turistas e mesmo quem já passou por lá mais de uma vez na vida.

3) Ponte Metálica de Morretes

ponte5
Prefeitura de Morretes


Construída em 1912 na administração do Dr. Francisco Xavier da Silva, sendo o secretário de obras públicas o Dr. Claudino Francisco dos Santos, a Ponte Velha de Morretes, cidade histórica do Litoral paranaense é valiosa pela beleza e pela história. Encarregado da construção desta magnífica obra foi Ângelo Botteccha, engenheiro de obras públicas do estado. Liga as margens do Rio Nhundiaquara, no Porto de Cima, de onde se pode contemplar uma imponente visão do Pico do Marumbi. A ponte é um plus para um passeio que ainda pode contar com um almoço saboroso de barreado e um passeio pela cidade histórica.

4) Ponte histórica no Recanto dos Papagaios, em Balsa Nova

ponte33


Localizado às margens da BR-277, entre os municípios de Balsa Nova e Palmeira, o Recanto dos Papagaios conta com áreas arborizadas, estruturas de lazer, além das piscinas naturais formadas pelo represamento das águas do Rio dos Papagaios. O local abriga ainda a ponte centenária, considerada monumento de engenharia nacional com seus dois arcos no vão central, sendo totalmente construída em alvenaria de pedra. Tombada em 1973 como Patrimônio Histórico e Artístico, também é conhecida por Ponte de Dom Pedro, por ter sua construção autorizada pelo então Imperador Dom Pedro II. Além de visitar as belezas do local, tomar um belo banho de rio é uma ótima pedida!

5) A Ponte de Ferro Estreita de Campo do Tenente

ponte9
Divulgação



A PR-427 é uma rodovia repleta de lindas paisagens e para incrementar as emoções do caminho está a curiosa ponte de ferro que um dia foi caminho do trem. Tão estreia que tem passagem para veículos em apenas um sentido por vez. Passa sobre o Rio da Várzea, que serpenteia a regiã de Campo do Tenente. Com belas paisagens e diversas espécies de peixes, o Rio da Várzea é um local muito procurado pelos turistas. Melhor ainda é apreciar a vista navegando pelas suas águas, de barco ou caiaque.o

Além da Ponte de Guaratuba, Ponte da Integração Brasil-Paraguai está quase pronta

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o presidente do Paraguai, Santiago Peña, visitaram a Ponte da Integração Brasil-Paraguai, na segunda (8). A ponte liga Foz do Iguaçu à cidade paraguaia Presidente Franco. Essa é a segunda ponte construída em Foz fazendo a ligação entre os dois países.

Agora, a autarquia da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL) está concluindo os acessos à ponte. No final de agosto, a Perimetral Leste chegou a 75% de execução. Com cerca de 15 quilômetros de extensão, a nova rodovia terá seis viadutos e duas aduanas e vai ligar a BR-277 à Ponte da Integração. A parte alfandegária do Paraguai já foi concluída e o presidente entregou simbolicamente a chave durante a visita.

ponte da integraçao2

Foto: Jonathan Campos/AEN

“Estamos finalizando essas obras de acesso, tanto do lado brasileiro como do paraguaio, para fazer a entrega para a população desta que é uma das maiores obras da América Latina, a maior ponte de vão livre da região”, afirmou Ratinho Junior.  Já foram investidos cerca de R$ 101 milhões na obra até o momento, recursos da Itaipu Binacional, graças também à parceria entre a hidrelétrica, o Governo do Paraná e o governo federal. A ideia é que a obra desvie o trânsito pesado da Ponte de Amizade, que liga Foz à Cidade do Leste, e vai facilitar o escoamento da produção entre os dois países, principalmente o transporte de cargas que vai do Paraguai ao Porto de Paranaguá.

O acesso do lado paraguaio já foi concluído, inclusive a parte alfandegária. O governo está finalizando, porém, as obras de outra ponte que faz ligação ao interior do estado de Alto Paraná.

Como anda a Ponte de Guaratuba

As obras da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, viraram atração para quem foi passar o feriado prolongado no Litoral do Paraná. As obras avançam a cada dia e mudam radicalmente a cara da Baía de Guaratuba, como mostram novas imagens do fotógrafo Daniel Castellano.

Segundo último boletim do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), as obras já alcançaram os 70% e a previsão de inauguração se mantém em 26 de abril de 2026.

PONTE-1024×767.jpg
Jonathan Campos/AEN

Houve avanços significativos nos acessos viários que ligarão a estrutura à PR-412 nos dois extremos da Baía de Guaratuba que foram projetados para garantir fluidez ao tráfego, integração com o novo sistema viário e segurança para pedestres e ciclistas.

O trecho de acesso no lado de Guaratuba tem cerca de 940 metros, enquanto no lado de Matinhos são aproximadamente 880 metros, totalizando 3,07 quilômetros incluindo a ponte.