Paraná Contagem regressiva

Construção da Ponte de Guaratuba vira atração no Litoral do Paraná. Veja vídeo

Editado por Josianne Ritz
PONTE

" (Foto: Jonathan Campos/AEN)

As obras da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, viraram atração para quem foi passar o feriado prolongado no Litoral do Paraná. As obras avançam a cada dia e mudam radicalmente a cara da Baía de Guaratuba, como mostram novas imagens do fotógrafo Daniel Castellano. No feriado, também há alerta do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) para possível lentidão nas proximidades do ferry-boat.

Para evitar transtornos na viagem, o DER alerta para evitar os horários de maior pico de movimento: ,

🔴 Na chegada ao litoral: das 14h às 19h
🔴 No retorno: das 11h às 15h

Obras da Ponte de Guaratuba já passam dos 70% de conclusão

Segundo último boletim do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), as obras já alcançaram os 70% e a previsão de inauguração se mantém em 26 de abril de 2026.

Houve avanços significativos nos acessos viários que ligarão a estrutura à PR-412 nos dois extremos da Baía de Guaratuba que foram projetados para garantir fluidez ao tráfego, integração com o novo sistema viário e segurança para pedestres e ciclistas.

O trecho de acesso no lado de Guaratuba tem cerca de 940 metros, enquanto no lado de Matinhos são aproximadamente 880 metros, totalizando 3,07 quilômetros incluindo a ponte.

Ponte de Guaratuba. (Divulgação)

Em julho, um dos principais avanços da obra foi o rebaixamento do morro no acesso à região de Caieiras, com execução de contenções compostas por solo grampeado, estaca raiz, tirantes e vigas de travamento.

Segundo o Consórcio Supervisor Ponte de Guaratuba, estão previstas 200 mil metros cúbicos de terraplenagem (escavação e aterro) e 50 mil metros quadrados de pavimentação, incluindo reforço de subleito, sub-base, base e revestimento asfáltico.

No lado de Guaratuba, uma rotatória dará acesso ao Centro da cidade e à praia de Caieiras, enquanto o rebaixamento do morro melhora a rampa existente, com contenções em 10 mil metros quadrados de área. No lado de Matinhos, as equipes avançam na drenagem e terraplenagem dos ramos 500 e 600, com destaque para o ramo 500, que dá acesso à comunidade de Cabaraquara e margeia o Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange.

O projeto inclui ainda espaços para pedestres, ciclistas e paisagismo, reforçando a integração urbana e a mobilidade na região.

Ponte de Guaratuba terá 1.240 metros de extensão

A Ponte de Guaratuba terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades.

Imagem: Governo do Paraná

O Governo do Estado está investindo R$ 386,9 milhões para a construção da estrutura, que tem previsão de entrega para abril de 2026. As obras, que acontecem 24 horas por dia, podem ser acompanhadas em tempo real através de câmeras de monitoramento no site da Ponte de Guaratuba.

Embargo resolvido

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) identificou na semana passada falhas de segurança em áreas da obra da Ponte de Guaratuba, no litoral do Paraná. Após a fiscalização realizada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, alguns trechos foram embargados até que as correções necessárias sejam feitas.

Segundo a fiscalização, os problemas afetam principalmente os operários que trabalham no tabuleiro da ponte, estrutura por onde os veículos irão circular quando a obra for concluída.

Também foram apontadas falhas de segurança nos apoios onde serão instalados os cabos de estaiamento.

As correções foram feitas e os trabalhos foram retomados na sexta (5). Apesar da paralisação parcial, a previsão de conclusão da ponte segue mantida para abril de 2026.

Construção pode ser acompanhada em tempo real

A construção da Ponte de Guaratuba pode ser acompanhada em tempo real pela internet. As imagens estão disponíveis no site oficial da obra, oferecendo uma visão e em tempo real do canteiro de obras.

A ferramenta conta com duas câmeras posicionadas estrategicamente, uma voltada para um dos acessos da ponte e outra para o trecho estaiado, que estará em destaque em breve. O serviço é totalmente acessível por qualquer dispositivo.