População definirá 100 obras para Prefeitura realizar em 2026; saiba como opinar

SMCS, editada por Ana Ehlert
00510289

Reuniões do Fala Curitiba entram na reta final. Veja como opinar sobre obras prioritárias para 2026. (SMCS)

A rodada de consultas públicas sobre quais obras devem ser prioritárias para a Prefeitura de Curitiba entra na reta final. A partir da próxima segunda-feira (18/8), as votações do programa de consultas públicas do Fala Curitiba 2025 realizam as últimas reuniões nas dez regionais da cidade. Quem quiser opinar tem até sexta-feira (22/8.

Leia mais:

Serão dois encontros por dia, sempre a partir das 19 horas, nas Ruas da Cidadania e outros espaços capazes de receber o maior número possível de pessoas.

População tem 281 sugestões para escolher

Ao todo, 281 sugestões estão elegíveis para votação. Qualquer cidadão pode se cadastrar e escolher até cinco prioridades por regional. Os votos já coletados pelo Fala Móvel e pela internet serão somados aos que forem dados presencialmente.

“Na próxima semana teremos o calendário de reuniões presenciais, onde então se encerrará o processo de votação e teremos o resultado final para cada uma destas regionais. Participe, vamos fazer Curitiba mais justa e solidária”, convida Beatriz Battistella, presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), órgão responsável pela coordenação do programa, junto com a Secretaria do Governo Municipal (SGM).

100 prioridades entrarão no orçamento para 2026

Ao todo, estão em votação 281 sugestões nas dez regionais da cidade. Ao fim do processo, as 100 mais votadas serão incluídas na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, tornando-se compromissos oficiais da Prefeitura.

O programa Fala Curitiba é reconhecido pela ONU como referência em governança democrática, por permitir que os moradores participem ativamente da definição de investimentos públicos.

“Entre março e junho, mais de 50 mil sugestões foram recebidas pelos diferentes canais do Fala Curitiba, com a participação de 18,7 mil moradores. Agora, chegamos à etapa final com a definição, a partir das prioridades coletivas, dos 100 pedidos que serão incluídos no orçamento”, explicou Beatriz Battistella.

Reuniões presenciais finais do Fala Curitiba

18/8 (segunda-feira)

19/8 (terça-feira)

20/8 (quarta-feira)

21/8 (quinta-feira)

22/8 (sexta-feira)

*Todas as reuniões começam às 19h.