Contorno Norte
Geraldo Bubniak/AEN

As obras de duplicação do Contorno Norte de Curitiba, uma das mais aguardadas por moradores da Região Metropolitana de Curitiba, oficialmente começaram nesta quarta, 18 de junho. A Via Araucária iniciou a primeira fase das obras do trecho da PR-418, entre Curitiba, Almirante Tamandaré e Colombo, administrado pela concessionária.

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Nesta quarta, 18, o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o ministro dos Transportes, Renan Filho, fizeram o anúncio oficial do começo dos trabalhos, em Curitiba. A empresa irá investir R$13,1 bilhões em melhorias nas estradas do estado. A duplicação do Contorno Norte de Curitiba deve estar concluído em 2027.

O ministro ressaltou os impactos positivos para a mobilidade urbana e o desenvolvimento econômico da obra, uma das mais aguardadas na região. Renan Filho pontuou que, diferente do modelo anterior, o governo federal estará mais presente e com uma fiscalização dos contratos mais próxima, por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

“O governo federal atua proximamente na fiscalização e no cumprimento dos contratos com a ANTT. Essa é uma grande diferença. Da outra vez, que foi licitado aqui no estado, não tinha o controle federal, era mais distante. Agora temos uma governança mais próxima dos contratos e contratos mais modernos”, declarou.

O diretor de engenharia da concessionária, Pedro Veloso, da Via Araucária explicou que haverá a comunicação antecipada de desvios e interdições que possam impactar nos trajetos de ônibus e demais veículos.

“As obras se iniciam efetivamente hoje e, num cronograma de aproximadamente um ano e meio até a conclusão, a gente vai trabalhar, principalmente, no planejamento operacionais das obras pra mitigar o impacto que vai acontecer”, disse.

PR-418: uma rodovia estratégica

A PR-418 tem papel estratégico para Curitiba e cidades da Região Metropolitana, conectando a região da capital paranaense com importantes ligações a outros estados, como São Paulo e pontos do Sul do Brasil.

Além da localização, a rodovia tem fluxo intenso de veículos pesados, leves, motocicletas e pedestres, o que reforça a importância de investir em obras que melhorem o tráfego e a segurança dos usuários.

Licença do IAT saiu no começo do mês

O primeiro passo da duplicação foi dado com a licença ambiental emitida pelo Instituto Água e Terra (IAT) em 3 de junho. A partir desta licença a concessionária Araucária, responsável pela obra, começou o levantamentos dos melhores pontos a serem usados como desvio e a traçar medida para divulgar os bloqueios à população.

Duplicação prevê sete viadutos; saiba mais detalhes

A obra de duplicação do Contorno Norte de Curitiba está prevista no Lote 1 da nova concessão de rodovias, arrematado pela Via Araucária. Nesta primeira fase, será duplicado um trecho de 16,76 quilômetros, entre o km 5 e o km 21 da PR-418.

O trecho passa pelos municípios de Curitiba, Colombo e Almirante Tamandaré, ambos na Região Metropolitana.

Com objetivo de melhorar o fluxo dos veículos, estão previstos sete novos viadutos. Eles devem garantir maior segurança no acesso aos bairros ao redor da rodovia.

Essa é a primeira grande obra do novo pacote de concessões, desenhado pelos governos estadual e federal, com organização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Apenas nesse lote 344 quilômetros serão duplicados e 215 quilômetros. O trecho deve receber faixas adicionais (terceiras faixas).

Além destas faixas, estão previstos 32 quilômetros de novas vias marginais, 27 quilômetros de ciclovias e 86 viadutos, trincheiras e passarela. As intervenções serão realizadas pela concessionária Via Araucária, vencedora do leilão do Lote 1 do sistema rodoviário paranaense.

Comunicação de desvios e bloqueios será diária

A Via Araucária fará a comunicação antecipada de desvios e interdições que possam impactar nos trajetos de ônibus e outros veículos, com croquis detalhados e sinalização no local.

Além disso, a concessionária vai divulgar aos usuários, ao poder público e outras entidades representativas todas as intervenções previstas no trecho com pelo menos uma semana de antecedência.

Essa comunicação será feita diariamente por meio dos canais oficiais da Via Araucária (canal de WhatsApp, Instagram e website).