
O contorno viário de Palotina, no Oeste do Paraná, segue em ritmo acelerado. A obra atingiu 62% de execução no final de junho, quatro pontos percentuais acima da medição anterior, e já está transformando a paisagem ao redor das rodovias PR-364, PR-182 e da cidade.
Com 15,2 quilômetros de extensão, o novo anel viário vai ligar Palotina aos municípios de Francisco Alves, Assis Chateaubriand e Terra Roxa, com viadutos, trevos e sistema de drenagem. O investimento é de R$ 170 milhões e a previsão de entrega é para março de 2026.
Quase 200 funcionários no canteiro
A obra é tocada pela cooperativa C.Vale em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), e já envolve 187 trabalhadores divididos em três frentes de atuação.
Trecho 1 (Palotina – PR-364 / Assis Chateaubriand): 50% de execução, com foco nas alças do viaduto de acesso às indústrias da cooperativa.
Trecho 2 (Palotina – Francisco Alves): 67% de conclusão, com prioridade nas conexões entre PR-182 e PR-364, e no sistema de escoamento de água.
Trecho Palotina – Terra Roxa: Também com 67% finalizados, está recebendo o plantio de grama, defensas metálicas e construção de interseções.
Logística e produção aceleradas com novo contorno
A obra é considerada estratégica para o agronegócio da região. O trajeto vai atender diretamente o complexo industrial da C.Vale, que inclui abatedouro de frangos, frigorífico de peixes, fábrica de rações, esmagadora de soja e incubatório avícola.
A expectativa é de que até 2030, cerca de 5.500 veículos circulem diariamente pelo novo contorno, otimizando o fluxo de caminhões e o transporte de grãos, carnes e insumos agrícolas.