Paraná História

Corpo de Bombeiros do Paraná comemora 113 anos

Redação Bem Paraná

Corpo de Bombeiros do Paraná (Foto: Gabriel Rosa/AEN)


O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) comemora neste mês 113 anos de sua fundação. A corporação foi fundada em 8 de outubro de 1912.

A programação especial se estenderá por todo o mês e conta com atividades abertas à comunidade na Grande Curitiba, reforçando a importância da aproximação da corporação com a população para além do atendimento de ocorrências de sua competência.

No Paraná, desde 2022 a corporação ganhou independência administrativa total, desvinculando as ações da Polícia Militar.

As ações incluem desde homenagens e celebrações religiosas até eventos de integração com a comunidade, como a apresentação técnico-profissional na Boca Maldita e a grande ação no Parque Barigui, em Curitiba, que reunirão demonstrações, atrações para famílias e interação direta com bombeiros militares.

No dia do aniversário, 8 de outubro, um dos destaques será a inauguração da Escola Superior de Bombeiro Militar (ESBM), um marco que permitirá a formação de profissionais ainda mais capacitados para atender a população com excelência.

O comandante-geral do CBMPR, coronel Antonio Geraldo Hiller Lino, destaca que a comemoração terá caráter comunitário. “No dia 8 de outubro, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná celebra 113 anos dedicados à missão de salvar vidas. Queremos celebrar esta data especial com todos e, para isso, organizamos uma programação de atividades para o mês que permitirá aproximar nossos bombeiros militares da população para além do atendimento de ocorrências”, afirmou.

Fundado oficialmente em 1912, o CBMPR nasceu da necessidade de organizar de forma estruturada o combate a incêndios e a proteção da sociedade paranaense. Desde então, a corporação evoluiu com a modernização de suas técnicas e equipamentos, e nos últimos anos deu passos importantes, como a criação da Unidade Aérea dos Bombeiros, que conta com o helicóptero Arcanjo 01, exclusivo da corporação.

Além disso, novos equipamentos e viaturas vêm sendo incorporados ao dia a dia operacional, ampliando a capacidade de resposta nas mais diversas situações de emergência. Um exemplo é o sonar subaquático side scan para varrer uma grande área de cursos d’água e transformá-la em imagens 3D de alta fidelidade.

Outra conquista recente é que em 2022 o CBMPR ganhou independência administrativa total, desvinculando as ações da Polícia Militar.

A programação completa do mês de aniversário do CBMPR: