Tempo seco no Paraná
Feriado marca o fim do outono no Paraná (Crédito: Divulgação/José Fernando Ogura/Arquivo AEN)

O feriado de Corpus Christi — antepenúltimo do ano com possibilidade de emenda — deve ser marcado por tempo instável no Paraná. Nos próximos meses, os feriados nacionais, como Independência do Brasil e Finados, cairão em domingos, reduzindo as chances de prolongamentos. As próximas oportunidades para folgas mais longas serão em 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) e no Natal, ambos em quintas-feiras.

Mudança no tempo e chegada do inverno

O feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (19), marca o fim do outono, com tempo encoberto e chuvas isoladas em todo o estado, especialmente na metade-sul. As temperaturas mais altas devem ser registradas no Norte Pioneiro e no Litoral.

“O tempo muda mesmo somente durante o feriado de Corpus Christi, e mesmo assim em apenas algumas regiões: entre o Oeste, Sudoeste e parte do Sul paranaense. Uma nova frente fria consegue evoluir pelo sul do Brasil e rompe esses dias mais estáveis, provocando chuva nessas regiões. Na virada de quinta para sexta o tempo muda também nas outras áreas, com aumento de nuvens e chuva muito localizada”, detalha o meteorologista Lizandro Jacobsen. Na sexta-feira, às 23h42, terá início o inverno.

Quem for curtir o feriado no Litoral do Paraná, poderá aproveitar temperaturas amenas e um pouco de sol na quinta, mas na sexta a previsão é de chuva em toda a região.

Na sexta-feira (20), o inverno começa com baixa amplitude térmica e possibilidade de chuva, com temperaturas entre 14°C e 19°C. O fim de semana segue instável, com pancadas de chuva a qualquer hora e risco de temporais localizados.

Possibilidade de geada na próxima semana

No domingo (22), o frio se intensifica ao amanhecer, espalhando uma sensação gelada por todo o estado. A massa de ar frio ganha força nos dias seguintes, com possibilidade de geada no centro-sul na terça-feira (24).

Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), as chuvas devem retornar em força na quinta-feira (26), atingindo todas as regiões.