
O domingo de frio em Curitiba teve encontros diferentes. Neste dia 4, aconteceu a Hora do Mamaço, que reuniu centenas de mães e bebês em prol da amamentação, e o chamado Primeiro Encontro Mundial das Pernas de Pau.
O evento das Pernas de Pau foi pensado por artistas pernaltas, grupos de pernas de pau e praticantes de diversas partes do País e do mundo. A ideia é promover uma imersão para intercâmbio e produção de conhecimento, por isso no sábado o grupo ofereceu aulas gratuitas na Praça Osvaldo Cruz. O encontro Mundial de Pernas de Pau aconteceu simultaneamente em 20 cidades do mundo. No Brasil, acontece em Senhor do Bonfim (BA), Salvado (BA), Juazeiro do Norte (CE), Praia de Carapibus (PB), Crato (CE), Vila de Sâo Jorge Chapada dos Veadeiros (GO), Taquaraçu (TO), Rio de Janeiro (RJ), Rio das Pedras (RJ), Jacarepaguá (RJ), Bagé (RJ), São Paulo (SP), Bagé (RS), Porto Alegre (RS). Ontem, o encontro foi encerrado com Cortejo pernalta com a Trupe Guará do Largo da Ordem até a praça João Cândido.
Amamentação
Curitiba recebeu neste domingo a 27ª edição da Hora do Mamaço, evento anual que acontece simultaneamente em mais de 120 países e marca a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM). A ação atraiufamílias e apoiadores interessados em combater o preconceito contra a amamentação em locais públicos. Para simbolizar essa luta, durante o evento mães e bebês que estão vivendo essa fase se reuniram para um grande “mamaço” coletivo.
Em Curitiba o evento aconteceu no Museu da Vida e contou com a venda de camisetas temáticas e sorteio de brindes. “A Hora do Mamaço é realizada por pessoas que, voluntariamente, se unem para engajar a sociedade a respeito da desconstrução da amamentação como tabu. A intenção é promover o assunto e fortalecer sua relevância pública e política”, conta Maria Caroline Waldrigues, integrante da comissão organizadora da ação em Curitiba.
Desde 1948 o aleitamento materno integra a pauta da Organização Mundial de Saúde (OMS). Em 2019 a campanha visa empoderar pais e mães em favor da amamentação. Para mais informações acesse a página do evento no Facebook ou no Instagram.