O horário de atendimento dos 39 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Curitiba e da Unidade de Atendimento Alto Bela Vista, no bairro Augusta (Regional CIC) terão novos horários de atendimento a partir de 1º de setembro.
Leia mais:
Os equipamentos sociais da Prefeitura de Curitiba passarão a atender de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A exceção será a Unidade de Atendimento São José do Passaúna, que atenderá somente às quartas-feiras, mas nesse mesmo horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Novo horário distribui equipes
A mudança será implantada para melhorar a distribuição da equipe. “Essa alteração vai permitir uma melhor organização dos servidores e, consequentemente, um atendimento mais qualificado às famílias que procuram os serviços. Nosso objetivo é garantir que as pessoas em situação de vulnerabilidade sejam atendidas com acolhimento, orientação e acesso aos direitos de forma cada vez mais eficiente”, afirma o presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Renan de Oliveira Rodrigues.
- Bibliotecas em unidades da FAS incentivam leitura e ajudam a reconstruir histórias de vida
- FAS tem programação especial pelo Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua
Os Cras são a porta de entrada à assistência social, responsáveis por acolher, acompanhar e orientar famílias em situação de vulnerabilidade social. Localizados nas dez regionais da cidade, eles também contam com Unidades de Atendimento descentralizadas, que ampliam o alcance dos serviços públicos nos territórios onde estão instalados.
Serviços dos Cras
Entre os principais serviços os Cras estão:
- Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif): apoio a famílias em vulnerabilidade, visando prevenir a ruptura de vínculos familiares e comunitários.
- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV): atividades em grupo para crianças, adolescentes e idosos para fortalecer a sociabilidade.
- Atendimento no domicílio para pessoas idosas e com deficiência: ações para promover autonomia e prevenir isolamento social.
- Ações comunitárias e de mobilização, como palestras, oficinas, campanhas, acompanhamento familiar, além de articulação com a rede local e encaminhamentos para qualificação profissional e mercado de trabalho.
Veja AQUI os endereços dos Cras e Unidades de Atendimento.