Crianças com 5 anos ou mais já podem ser atendidas por vídeo no Saúde Já Curitiba

A alternativa é válida para casos como febre, gripe ou dor de garganta

SMCS, editada por Isabelle Sales
00481665

Foto: Valquir Aureliano/SECOM

Agora, crianças a partir de 5 anos podem ter atendimento médico online em Curitiba pelo aplicativo Saúde Já. A novidade vale para casos leves e facilita a vida dos pais, que podem resolver a consulta sem sair de casa.

Para isso, é necessário que a criança tenha CPF e esteja cadastrada no sistema e-Cidadão, da prefeitura. Mesmo que os pais já tenham registrado os filhos como dependentes no app, o acesso à consulta por vídeo só acontece se o cadastro for feito com o CPF da criança. Durante o atendimento, é preciso usar os dados dela para login no aplicativo.

A central Saúde Já é uma alternativa prática para situações como febre, gripe ou dor de garganta. O serviço está disponível para qualquer morador de Curitiba com cinco anos ou mais.

e-Cidadão

Para o cadastro na plataforma e-Cidadão, os interessados precisam apenas fornecer informações pessoais e criar o login individual. É preciso fornecer um endereço de e-mail válido para finalizar o processo de cadastro. No caso das crianças, que ainda não possuem e-mail pessoal, o adulto responsável pode fornecer seu endereço de e-mail para cadastrar.

O e-Cidadão funciona como uma credencial, facilitando a identificação do usuário, de forma segura. A base de dados é uma plataforma digital de serviços que permite a incorporação entre diferentes serviços municipais.

A criação de bases de dados únicas como a do e-Cidadão em Curitiba é uma tendência para aumentar a eficiência pública e uma exigência da Lei do Governo Digital (Lei 14.129/2021). Caso a pessoa tenha dúvidas, pode acessar a Central 156 da prefeitura de Curitiba.

Passo a passo para utilizar o Saúde Já pelo e-Cidadão