
O primeiro ano de trabalhos da Companhia Independente de Operações Com Cães (CIOC) resultou na apreensão de mais de 72 toneladas de drogas, no período entre janeiro e agosto de 2025. A figura demonstra um recorde no combate ao crime organizado. A criação do órgão teve o intuito de centralizar e aprimorar a atuação com cães policiais. O prejuízo estimado às ações criminosas é de mais de R$ 300 milhões.
Além das drogas, o trabalho dos cães policiais contribuiu para a apreensão de 358 armas de fogo e 4 mil munições, e mais de mil pessoas foram presas em operações que contaram com o apoio das equipes K9.
AUTONOMIA
A constituição da CIOC como unidade independente fortaleceu a PMPR em dimensões estratégicas e operacionais. Com autonomia para planejar, executar e comandar suas próprias operações, além de coordenar as ações de outras unidades K9 do sistema, a Companhia ganhou agilidade tática e eficiência no uso de seus recursos.
“A criação da CIOC viabiliza a constância na execução de eventos de capacitação de operadores, além de permitir, por meio de seu Estado-Maior, o planejamento centralizado de operações, aquisições de materiais e o aperfeiçoamento do arcabouço normativo. Tais medidas são reflexos diretos da autonomia administrativa e operacional, essenciais para maximizar a eficácia e a padronização das ações com cães policiais em todas as unidades da PMPR”, explica o comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva.
O orçamento próprio também permitiu que a CIOC iniciasse projetos ambiciosos, como o Projeto K9, que visa a expansão coordenada do Sistema para disponibilizar mais cães às unidades de área. Além disso, o projeto social “K9 Cura”, com foco em Cinoterapia para pacientes infantis com Transtorno do Espectro Autista em parceria com o Pequeno Cotolengo, inicia seu projeto-piloto no final de outubro.
CORRIDA
Para celebrar o seu primeiro ano operacional, a companhia realizará a 1ª Cãocorrida CIOC no Parque São José, em São José dos Pinhais, no dia 26 de outubro. O evento está programado para começar às 6h e contará com três modalidades: uma corrida tradicional de 5 km, a cãocorrida de 5 km (destinada a atletas e seus cães) e a cãominhada de 2 km. As inscrições podem ser feitas pelo site até o dia 19 de outubro.