
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) anunciaram uma parceria inédita que marca um novo capítulo na luta contra a falsificação de bebidas e na proteção da saúde pública no Brasil. Pelo acordo, a Abrabar vai coletar mostras de bebidas destiladas nos bares e restaurantes de Curitiba e levar para o Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear do Setor de Exatas da UFPR analisar a presença ou não de metanol. As análises serão custeadas pela Abrabar.

O acordo, formalizado durante evento em Curitiba, nesta terça (14). “Estamos dando um passo histórico. A união entre ciência e setor produtivo garante mais segurança ao consumidor e mais respaldo jurídico e reputacional aos empresários. Essa parceria mostra que o setor pode ser protagonista em soluções reais que protegem vidas, fortalecem negócios e criam políticas públicas eficientes”, afirma Fábio Aguayo, presidente da Abrabar.
Leia mais
“Nós professores com nossa estrutura à disposição do consumidor. Nós não podemos emitir laudos, mas podemos estender a mão para a sociedade neste momento”, afirmou Caroline da Ros Montes D’Oca, coordenadora do Napi em Segurança Publica e Ciências Forenses.
Para o reitor da UFPR, Marcos Sunye, neste momento específico de incertezas sobre o metanol, é importante a universidade colaborar com a sociedade. “É um jogo de ganha e ganha. A gente faz as análises e cobrimos os custos”.;
O evento contou com a presença de autoridades e lideranças do setor, entre elas Cesinha Ferreira, presidente da Associação Paulista de Bares, Restaurantes e Eventos, que destacou a importância do projeto e a intenção de levá-lo também para São Paulo.
A parceria integra o movimento nacional “Bebida Legal”, liderado por Aguayo, que inclui ainda a criação de um selo oficial de certificação de procedência e a campanha “Aqui o Dono Bica”, ações que unem ciência, comunicação estratégica e legislação para combater falsificações e elevar o padrão de credibilidade do mercado.
Paraná confirmou quatro casos de intoxicação por metanol
Até o momento, o Paraná diagnosticou quatro casos de intoxicação por metanol, todos em Curitiba. Um paciente segue internado (homem de 60 anos) com quadro estável. Os pacientes de 71 e 36 anos já receberam alta.
Ao todo, o Paraná registrou 16 notificações, sendo quatro confirmados, onze descartados e um suspeito.
Medidas de prevenção contra intoxicação por metanol
A Sesa orienta alguns cuidados ao consumir bebidas alcoólicas:
– Compre apenas de locais confiáveis e desconfie de preços muito baixos.
– Verifique se o líquido está limpo e se o lacre da garrafa está intacto.
– Rótulos tortos, borrados ou com erros podem indicar falsificação.
– Confira se a embalagem tem o registro do Ministério da Agricultura, Pecuária e
– Abastecimento (MAPA), que garante a fiscalização da produção.
– Em bebidas destiladas, veja se há o selo do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que indica que o produto passou pela inspeção oficial.
– Estabelecimentos devem exigir nota fiscal dos fornecedores para garantir a origem das bebidas.
– Em caso de suspeita de intoxicação, procure atendimento médico imediatamente.