Crise hídrica no Paraná e Covid-19: especialistas debatem o tema nesta terça-feira

Da Redação Bem Paraná com assessoria

Franklin de Freitas/Arquivo Bem Paraná

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental – ABES Seção Paraná (ABES-PR), em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), promoverá nesta terça-feira, dia 30 de junho, às 14h, um webinar gratuito para discutir a crise hídrica que o estado enfrenta em meio à pandemia de Covid-19. As inscrições podem ser feitas neste link: http://abes-dn.org.br/?p=35582

Sob o tema “Situação de Emergência Hídrica: gerenciamento, participação e controle”, os especialistas abordarão o cenário de seca, as interferências no clima, as consequências e a importância da gestão participativa para garantir a segurança hídrica, principalmente neste momento crítico de estiagem e coronavírus.

Participarão da discussão online o Prof. PhD Carlos E. M. Tucci, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; Arlan Scortegagna, do Sistema Meteorológico do Paraná – SIMEPAR – PR; e Júlio César Gonchorosky, diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Companhia de Saneamento do Paraná – SANEPAR. O presidente da ABES-PR, Luiz Henrique Bucco fará abertura do webinar e a moderação será de Cleverson Andreoli, do ISAE Escola de Negócios.

O debate será transmitido ao vivo pelo YouTube no programa ABES Conecta, que disponibiliza conteúdos qualificados online, com os temas mais relevantes do setor de saneamento ambiental.

Durante o evento será laçada a Campanha COVID Água – uma ação de todos, que tem como objetivo trazer diferentes hábitos para uso consciente e racional da água, em linguagem de fácil compreensão.

Confira a programação

14h – 14h10

Abertura do evento: Situação de Emergência Hídrica: gerenciamento, participação e controle

Luiz Henrique Bucco, Presidente ABES-PR.

14h10 – 14h30 – Palestra 1

Tema: Gestão de Recursos Hídricos e a seca na Região Sul do Brasil

Palestrante: Prof. PhD Carlos E. M. Tucci (UFRGS)

14h30 – 14h50 – Palestra 2

Tema: Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos: Situação do Paraná e cenários futuros

Palestrante: Arlan Scortegagna (SIMEPAR – PR)

15h50 – 15h10 – Palestra 3

Tema: Usos múltiplos da Água e o Decreto 4626/2020 – Situação de emergência hídrica no Estado do Paraná: Importância e consequências

Palestrante: Júlio César Gonchorosky, diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Companhia de Saneamento do Paraná – SANEPAR

15h10 – 15h40

Debate

Moderador: Prof. Dr. Cleverson Andreoli (ISAE/FGV)

Sobre a ABES

Com 54 anos de atuação pelo saneamento e meio ambiente no Brasil, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES reúne em seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor. A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.