cmei
Entrega do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Liu Kai, no bairro Santa Quitéria (Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

Os quatro novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) entregues desde o início deste ano para as comemorações dos 331 anos de Curitiba ampliam em 678 vagas o atendimento na rede municipal de ensino. Os bebês e crianças são chamados pelo Cadastro Online.

Foram inaugurados os CMEIs Maria Antônia Schuartz (Bairro Alto), Maria José Coutinho Camargo (São Lourenço), Maria Amélia de Assunção (Boqueirão) e Professor Liu Kai (Santa Quitéria). As entregas fazem parte das ações do zelo da administração municipal com a educação.

Com isso, a rede municipal de ensino soma 236 CMEIs, além de 158 Centros de Educação Infantil (CEIs) contratados. Dos 236 CMEIs, 31 deles foram colocados em funcionamento pela atual gestão. Desde 2017, o atendimento na educação infantil foi ampliado para 56 mil crianças, 14 mil a mais que no início da gestão.

“As estratégias de ampliação do atendimento para as crianças na educação infantil incluem a abertura de novos CMEIs e a contratação de mais vagas nos CEIs”, explicou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Como solicitar uma vaga?
As famílias que precisam de vagas devem entrar no site https://cadastro-online.curitiba.pr.gov.br/login e preencher os dados da criança, que precisa ter CPF.

São cinco opções de unidades que o sistema mostra disponíveis perto do endereço informado.

O cadastro também traz as turmas disponíveis em cada unidade educacional com o objetivo de facilitar o processo de escolha. Quando a criança for contemplada com a vaga, a família é avisada pelo e-mail cadastrado. O prazo é de seis dias para aceitação ou negativa da vaga ofertada.

As crianças são chamadas seguindo critérios como vulnerabilidade, pais que trabalham, se tem alguma deficiência, entre outros. O cadastro, lançado em 2019, é a única maneira de solicitação de vagas em creches para crianças de zero a três anos.