
Após um segunda de sol e calor, a última terça de setembro, 30, chegou em Curitiba e a parte Leste do Paraná com alerta emitido pela Defesa Civil, via SMS, e temporal logo cedo. Por volta das 5h30, um forte temporal caia sobre a cidade e os termômetros marcavam 15,6ºC às 7h27. Houve relatos de ventos fortes no Boa Vista e falta de luz no bairro Hauer.
Leia mais:
E vem mais chuva forte para a Capital e toda a região Leste, segundo o meteorologista o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Lizandro Jacóbsen.
“Tivemos temporais durante a madrugada entre o Centro-Sul, parte da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral. Mas é a partir da tarde que a instabilidade fica mais forte na metade sul paranaense”, afirma. Os maiores acumulados de precipitação até as 5 horas desta manhã foram observados na região Centro-Sul, com 18,6 mm registrados.
Ele ressalta que no Oeste e Sudoeste, o tempo segue muito abafado e, por isso, as áreas de instabilidade continuam se formando em função do ar quente e úmido presente sobre o estado. “E por isso novos temporais podem ocorrer a partir da tarde”, prevê.
Temporais de Curitiba e região vêm no rastro de um cavado
Nesta terça, a formação de um cavado meteorológico — sistema alongado de baixa pressão — deverá se estender desde o Paraguai e o Norte da Argentina em direção ao Sul do Brasil. Dessa forma, áreas de instabilidade, pontualmente fortes, deverão atuar já na madrugada na metade sul.
No entanto, especialmente a partir da tarde é que se espera uma nova sequência de chuvas significativas sobre o Paraná, inicialmente atingindo as regiões Sudoeste, Oeste e Centro-Sul, com tendência de deslocamento dessas instabilidades em direção ao nordeste e leste do estado.
Além disso, há risco de tempestades localizadas (chuva intensa, alta incidência de raios e fortes rajadas de vento associadas), principalmente na metade sul. As temperaturas máximas seguem elevadas em todas as regiões e, juntamente com a maior oferta de umidade, devem ocasionar sensação de abafamento. Em municípios da faixa Norte do Paraná, os termômetros poderão registrar valores superiores aos 35 °C.
Temporais pontuais seguem na quarta
No decorrer da quarta, 1º de outubro, são esperadas chuvas irregulares sobre o Paraná, associadas à persistência de um cavado meteorológico entre o Paraguai, o Norte da Argentina e o Sul do Brasil, sustentado por perturbações em níveis médios da atmosfera.
Especialmente na metade leste do estado permanece o risco para o desenvolvimento de temporais localizados, com potencial para eventos intensos em pontos isolados. As temperaturas máximas tendem a se manter amenas na maior parte do estado, com exceção da faixa norte, onde os valores ainda poderão ultrapassar os 30 °C.
Quando sol volta?
O período de chuva deve se estender até o sábado (4). As temperaturas ficam amenas até quinta, quando sofrem queda das máximas.
No domingo (5), o sol volta a aparecer e o calor predomina, com marcas que podem atingir os 30ºC.
Mas uma nova fase de friozinho deve vir na próxima semana.
