A Fundação Cultural de Curitiba (FCC) abriu edital para selecionar editoras e livrarias interessadas em participar da feira de livros durante a terceira edição do Festival da Palavra. O evento será realizado de 11 a 14 de setembro, no Memorial de Curitiba, e promete reunir diversas atrações literárias, como oficinas, performances, debates e a presença de autores consagrados da cena nacional.
Ao todo, são 25 vagas disponíveis para comercialização de livros — o dobro da edição anterior. Destas, 12 serão destinadas exclusivamente a editoras, e o restante a livrarias. Uma novidade deste ano é a ampliação da abrangência para participantes de toda a Região Metropolitana de Curitiba (RMC), composta por 28 municípios.
De acordo com o edital, a preferência na seleção será dada a empresas que comercializem obras de autores curitibanos e paranaenses, com o objetivo de valorizar a produção literária local.
As inscrições devem ser feitas presencialmente nos dias 7 e 8 de agosto, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na sede da FCC, localizada na Rua do Rosário, 180 – Centro. O edital completo está disponível para consulta pública no site da Fundação Cultural de Curitiba.
Homenageados
Com curadoria da escritora e crítica literária Luci Collin, o Festival da Palavra 2025 homenageia dois grandes nomes da literatura brasileira: Helena Kolody (1912–2004), poeta paranaense e pioneira no haicai nacional; e Augusto de Campos, poeta concretista paulista, tradutor e expoente da poesia experimental.