LUZ PARA TRAVESSIA
Cruzamentos no entorno da Arena contam com LED (Framlçom de Freitas)

Foi aberta nesta terça-feira (25) a 6ª edição da Smart City Curitiba, no estádio Ligga Arena, evento que transforma Curitiba no centro internacional das discussões sobre as cidades inteligentes.

O fórum é o mais importante sobre smart cities nas Américas e vai até amanhã. A expectativa é que mais de 20 mil pessoas participem do congresso e da feira de exposições.

O prefeito Eduardo Pimentel abriu o evento internacional ao lado do CEO da Fira Barcelona, Ricard Zapatero, e de diretores do iCities.

Além dos diversos fóruns, paineis e exposições, o Smart City também é uma oportunidade para mostrar uma Curitiba tecnológica e inteligente.

Do lado de fora da Arena, a Prefeitura implantou equipamentos com barras de LED no piso iluminando as faixas de pedestres e tornando mais visível o sinal de trânsito.

A intenção é clara: evitar que a distração ou a desatenção induza à travessia em semáforo vermelho, reduzindo assim o risco de acidentes.

A novidade, que foi testada com sucesso em frente ao Shopping Jockey Plaza, agora foi implantada de forma oficial

Outra demonstração tecnológica acontece na manhã desta quarta-feira (26). O prefeito Eduardo Pimentel participa, às 11h, da apresentação de novos parceiros do projeto da Atech, empresa da Embraer e responsável pelos sistemas de controle de voo da aviação em todo o país.

No evento, será feito um voo simbólico de delivery com drone. O pouso do voo simbólico será na área de exposição do Tomorrow Mobility.

A partir de uma parceria firmada entre a Atech e o Vale do Pinhão, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, a empresa está autorizada a fazer testes práticos em Curitiba para o desenvolvimento de um inédito sistema de controle de “aerovias” que vai tornar realidade o serviço de entrega (delivery) com o uso de drones nas cidades, passando, com segurança, sobre pessoas.