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Curitiba começa a “ver as cores” do Natal com três meses de antecedência

Apesar de ainda ser setembro, lojas já expõem produtos de decoração típicos da data festiva

Mario Akira
NATAL

Outlet de Natal no Ventura Shopping abriu com mais de 3.500 itens e descontos que chegam a 40% (Franklin de Freitas)

NATAL
(Franklin de Freitas)

O Natal é só em dezembro, mas o clima da principal data para o comércio começa a dar as caras, e cores, em Curitiba. Lojistas já estão correndo para apresentar os produtos de decoração, uma tradição na Capital.

Nas lojas de miudezas e decoração na Rua Sete de Setembro, perto do Mercado Municipal, a troca de vitrines com produtos natalinos começou já no final do mês de agosto.

“Agosto tem muitos clientes decoradores, lojistas e fotógrafos. É quem compra mais cedo”, diz o gerente da Sete Embalagens (uma das mais tradicionais da região), Maurício Menegusso.

“50% da mercadoria já está aqui e 50% ainda vai chegar. A partir do momento que coloca na frente (vitrine) já vende”, diz.

Com alta rotatividade de clientes pela região da Sete de Setembro, é comum ver aqueles que param para ver as vitrines e muitas vezes acabam levando algo.

“A partir do dia 15 de outubro até 10 de dezembro começa o movimento de verdade. Depois de 10 de dezembro já foi vendido tudo”, conta Menegusso.

Outlet

Outlet de Natal no Ventura (Foto: Franklin de Freitas)


No Ventura Shopping foi inaugurada a Noel Decor, loja outlet temática de decoração natalina. Com 300 m² e mais de 3.500 itens, entre guirlandas e árvores decoradas, o espaço oferece grande variedade de produtos exclusivos, com preços de 10% a 40% de desconto.

“A Noel Decor chega trazendo milhares de opções, com diferentes versões do Papai Noel e acessórios para montar árvores ou guirlandas com bolas, luzes e enfeites exclusivos. As versões decoradas fazem sucesso pela praticidade, perfeita para quem busca transformar a casa ou a empresa” destaca a gerente de Marketing do Ventura Shopping, Vanessa Andretta.

Iluminada
A vitrine da Noel Decor chama a atenção de quem circula nas proximidades do shopping, localizado no bairro Portão, especialmente à noite, quando a iluminação se torna ainda mais visível.

Em funcionamento até dezembro, o espaço propõe uma experiência imersiva no universo natalino e atrai interessados em novidades e inspirações para a data mais festiva do ano. A Noel Decor pode ser acessada pela entrada principal do mall ou diretamente pelo estacionamento externo. A Noel Decorações é uma empresa curitibana e familiar, referência em decoração natalina há 18 anos.

Qual é a data para montar a árvore de Natal em casa?

Árvore de Natal em shopping de Curitiba (Mario Akira)


A tradição de montar a árvore e a decoração de Natal nos lares segue nos dias atuais. Há um dia certo para montar cada parte dessa celebração. A árvore de Natal deve ser enfeitada no primeiro domingo do advento, que em 2025 é no dia 30 de novembro. O advento representa o período de preparação para o nascimento de Jesus, que dura quatro semanas.

Na crença católica, a Árvore de Natal é sinal de vida. É carregada de símbolos, como as luzes – que nos recordam a verdadeira Luz; da Estrela – que nos conduz à Jesus, como conduziu os pastores; e dos presentes – reconhecendo em Cristo a sua realeza (que se torna serviço), a sua divindade e humanidade.

Já a data de montagem do presépio pode variar. O cenário pode ser montado aos poucos, junto com a árvore, ou pode ser montado no terceiro domingo do Advento, no dia 17 de dezembro. A data é marcada pelo Evangelho da anunciação que o anjo Gabriel realiza à Maria.

O primeiro presépio foi montado em 1223, por São Francisco de Assis, para relembrar o verdadeiro significado do Natal. Em uma gruta na Itália, ele recriou o ambiente com pessoas e animais reais .

Programação do Natal de Curitiba 2025 terá 43 dias e mais de 150 espetáculos

Natal de Curitiba (Foto: Daniel Castellano / SMCS)


Com nova marca e o tema “Juntos, o inesquecível acontece”, o Natal de Curitiba, maior programação natalina e de fim de ano do Brasil, será aberto no dia 25 de novembro. Moradores e turistas poderão aproveitar 43 dias de atrações, com apresentações até 23 de dezembro e decoração até 6 de janeiro de 2026. Mais de 150 espetáculos promovidos pela Prefeitura, patrocinadores e privados formarão o calendário natalino deste ano.

Alinhado ao projeto de redesenvolvimento da região iniciado neste ano pelo prefeito Eduardo Pimentel, o Centro ganhará uma programação ainda mais especial. Um circuito natalino integrará a Rua XV de Novembro, as praças Santos Andrade, Tiradentes (Catedral) e Generoso Marques (Paço Municipal), o Passeio Público e o Largo da Ordem. O público irá se surpreender com corredores de luzes, projeções mapeadas, árvores natalinas, roda-gigante e carrossel.

“Curitiba terá o maior Natal da sua história em 2025, com atrações inéditas que irão encantar a todos, em especial, as crianças e suas famílias. Papai Noel estará em muitas atrações e os espetáculos vão se espalhar por toda a cidade, do Centro aos bairros, reforçando seu caráter democrático. Moradores e turistas vão se emocionar”, afirma o prefeito Eduardo Pimentel.

Novos espaços e atrações em cartões-postais como Rua XV de Novembro, Praça Santos Andrade, Centro Histórico e parques Barigui, Tanguá, Passeio Público e Náutico também estão sendo estudados.

Impacto econômico
A edição de 2024 superou todas as expectativas e consolidou o Natal de Curitiba como o maior evento do gênero no Brasil, atraindo 2,2 milhões de espectadores, um recorde na história da programação.

O crescimento expressivo em relação aos anos anteriores mostra a força do evento: em 2019, foram 746.040 espectadores, número que subiu para 979.858, em 2022, e mais que dobrou em 2024.

O impacto econômico foi significativo. A cidade recebeu 292.789 turistas que, ao longo da programação natalina do ano passado, injetaram R$ 399,9 milhões na economia local, englobando gastos com hospedagem, alimentação, transporte, passeios e compras. O montante representa um crescimento expressivo em relação aos anos anteriores, quando o impacto ficou na casa dos R$ 72 milhões, em 2019.