
Começa nesta quarta-feira (16), às 18 horas, o período de inscrições para o processo seletivo que vai contratar 300 professores de Educação Infantil pela Prefeitura de Curitiba. Os interessados em participar do processo seletivo simplificado (PSS) poderão fazer a sua inscrição, pela internet. A recomendação aos candidatos é para que leiam com atenção o edital, disponível no site da Prefeitura de Curitiba.
O prazo para as inscrições termina às 16h do dia 24 de julho. A relação de inscritos será divulgada a partir das 18h de 29 de julho.
Dos 300 profissionais que serão contratados, 249 serão da ampla concorrência, 15 serão pessoas com deficiência e 36 autodeclarados como pretos, pardos ou indígenas.
Para inscrever-se, o professor deve ter cadastro no e-Cidadão, base de dados do Município de Curitiba. É importante que o candidato preencha corretamente todos os dados e anexe a documentação exigida no ato da inscrição.
Todos os documentos que serão incluídos no momento da inscrição deverão estar legíveis, sem rasuras ou fora dos prazos estipulados. Tudo deve ser enviado em formato PDF.
Caso o candidato perceba que esqueceu de inserir alguma informação ou documento ou cometa algum erro no cadastro, é possível alterar a inscrição, desde que dentro do prazo – até as 16h do dia 24 de julho.
Dados pessoais incorretos ou incompletos no sistema e-Cidadão, tais como nome, data de nascimento, CPF próprio, dentre outros, poderão levar ao indeferimento da inscrição.
Sem provas, mas com análise de títulos e tempo de experiência
Neste PSS, não haverá aplicação de prova de conhecimentos nem cobrança de taxa de inscrição. As informações prestadas e os documentos anexados no ato da inscrição serão analisados pela Comissão Examinadora formada por servidores das áreas de Recursos Humanos e Educação.
A pontuação dos candidatos será atribuída com base na comprovação dos dados declarados, o que inclui análise de títulos e tempo de experiência profissional.
Poderão participar do PSS candidatos que tenham uma das seguintes formações: conclusão do Ensino Médio na modalidade Magistério, pós-médio ou sequencial; graduação em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil e Séries Iniciais; graduação em Normal Superior; graduação em curso de Formação de Professores para Educação Infantil e Séries Iniciais.
E quem já fez PSS?
De acordo com a legislação, candidatos contratados anteriormente como professores de Educação Infantil por PSS da Prefeitura só poderão participar se já tiverem transcorridos 24 meses desde o desligamento anterior, conforme prevê a legislação municipal.
Se o candidato participou de PSS para outra função pública, ele pode concorrer ao PSS para professor de Educação Infantil.
A contratação pelo PSS é temporária, inicialmente realizada para o período de 12 meses, podendo ser prorrogada por mais 12 meses.
A remuneração básica dos profissionais contratados será de R$ 4.526,88 para 40 horas semanais de trabalho
Cronograma do PSS para Professor de Educação Infantil da Prefeitura de Curitiba:
Inscrições (pela internet): entre as 18h do dia 16 de julho até as 16h do dia 24 de julho
Publicação da relação dos inscritos: a partir das 18h de 29 de julho
Prazo para recursos quanto à inscrição: das 9h às 17h de 30 de julho
Publicação da homologação das inscrições: a partir de 1º de agosto (18h)
Análise de títulos e experiência profissional: a partir de 4 de agosto
Convocação para verificação de laudos médicos (PcD): a partir de 4 de agosto
A data da publicação da relação classificatória final, a homologação do PSS, a publicação do edital de convocação para heteroidentificação devem ser acompanhadas pelo site.