
Se depender de um projeto de lei na pauta da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), na sessão plenária da próxima terça-feira (11), o Sítio Cercado ganhará o título de Polo das Noivas. A proposta, de autoria do vereador Marcos Vieira (PDT), abrange trechos das ruas Izaac Ferreira da Cruz e São José dos Pinhais, duas das principais vias do bairro da região sul da cidade.
O objetivo da proposta é incentivar o desenvolvimento da atividade econômica voltada para festas e eventos, além de atrair investimentos para a região. O bairro Sítio Cercado, defende Marcos Vieira, “tem como característica a concentração de lojas de locação de trajes para festas e eventos, além de serviços relacionados, como a locação de veículos de luxo, alfaiate, floriculturas e espaços de beleza”.
Polo das noivas, onde fica?
O Polo das Noivas deverá compreender o trecho da Izaac Ferreira da Cruz compreendido entre as ruas São José dos Pinhais e Piraquara, e o pedaço da rua São José dos Pinhais entre a Izaac Ferreira da Cruz e a rua Corbélia.
Leia mais
- Com alta demanda, temporada de festas juninas movimenta lojas em Curitiba
- Mania de se fantasiar: curitibano não vê a hora de ser “monstro ou super-herói”
Mudanças no projeto que cria o Polo das Noivas em Curtiba
Pela redação original, o Polo das Noivas abrangeria uma área maior do Sítio Cercado, de cerca de 3,1 km. Foi o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) que sugeriu o ajuste, em resposta à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
A justificativa do Ippuc foi que “o trecho extrapola a escala pensada para um polo comercial” e que a inclusão de áreas não contíguas “prejudica a interpretação destas áreas como uma unidade, como partes de um mesmo polo” (confira o ofício).
Poluição sonora
Conforme o projeto de lei, a criação do Polo das Noivas pretende, também, combater as poluições sonoras, visual e do ar; favorecer o trânsito de pedestres, de veículos e os pontos de estacionamento para clientes; melhorar a iluminação e a segurança do entorno; atrair empreendimentos comerciais, hoteleiros e gastronômicos para a região; e incentivar a realização de eventos, festivais e outras ações.
“O Polo das Noivas poderá fazer parte de publicações e campanhas publicitárias que busquem promover o turismo no Município de Curitiba”, complementa o texto da proposição. Os objetivos elencados estão de acordo com a regulamentação estabelecida pelo Plano Diretor de Curitiba, lei municipal 14.771/2015, para os polos de desenvolvimento.
O que são polos?
De acordo com a legislação, os polos de desenvolvimento são “compartimentações das macrozonas, sendo áreas passíveis de requalificação urbana através de parâmetros urbanísticos, incentivos, medidas indutoras e aproveitamento de investimentos públicos e privados em equipamentos e infraestrutura, conforme as demandas locais existentes”. O Plano Diretor acrescenta que eles devem estimular o desenvolvimento econômico e social, consideradas as atividades típicas dos subcentros regionais e de bairros da cidade, além da região central.
Se aprovada em primeiro turno, na manhã da próxima terça, a iniciativa retorna à ordem do dia, na sessão desta quarta-feira (12), para a segunda votação. Caso seja confirmada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito, a lei começa a valer a partir da publicação no Diário Oficial do Município (DOM).