Mesmo sem casos registrados de intoxicação por bebidas adulteradas por metanol, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS) está em alerta para casos, diante dos recentes registros em São Paulo. O mesmo anunciou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), ontem.
A SMS reforça que, neste momento em que as autoridades policiais conduzem investigações a respeito da origem das adulterações de bebidas alcoólicas no País, é necessário que a população redobre os cuidados ao adquirir e ingerir esses produtos, buscando se certificar da origem e autenticidade.
Em casos de suspeita de falsificação e adulteração de bebidas alcoólicas, a orientação é buscar o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), pelo https://falabr.cgu.gov.br/web/home.
Além disso, é possível denunciar estabelecimentos que estejam comercializando produtos falsificados e adulterados para a Vigilância Sanitária, pelo telefone 156.
O metanol é um álcool industrial tóxico, que é usado na indústria química para produzir solventes, plásticos, resinas e produtos farmacêuticos. Ele é um líquido incolor, com cheiro parecido ao álcool comum, que não permite a sua identificação a olho nu ou testes caseiros.
Não existe um volume seguro de consumo de metanol. Ele pode ser letal mesmo se consumido em pequenas quantidades.
No momento, São Paulo tem casos confirmados e Pernambuco investiga três casos.
Paraná
Bebidas adulteradas
Curitiba está em alerta para casos de intoxicação por metanol

Rede de Saúde de Curitiba está preparada (Levy Ferreira/SECOM (arquivo)