Ônibus 100% elétricos também serão apresentados (Pedro Ribas/SMCS)

A partir do próximo fim de semana Curitiba inicia a programação do Setembro da Mobilidade, com diversos lançamentos e ações que começam na sexta-feira que vem, e culmina com o Dia Sem Carro no dia 22 de setembro.

No Dia Mundial Sem Carro, também será anunciado o cronograma de implantação do serviço de bicicletas compartilhadas. O chamamento público, iniciado em maio, prevê a implantação, instalação, manutenção e operação de sistemas de compartilhamento de bicicletas com estação em Curitiba.

A iniciativa está inserida no Plano de Estrutura Cicloviária de Curitiba e alinhada aos demais projetos de mobilidade ativa de Curitiba, como o Caminhar Melhor.

As atividades do Setembro da Mobilidade ocorrem de 16 e 29 de setembro e celebram também a Semana da Mobilidade. O estímulo à intermobilidade, com foco no pedestre e na adoção de tecnologias limpas de transporte, começa com as demonstrações dos ônibus elétricos na cidade, na sexta.

A Higer, fabricante chinesa, trouxe um padron de 78 lugares para circular nas linhas Campo Comprido/CIC, Jardim Ludovica, Detran/Vicente Machado, Campina do Siqueira/Batel e Campo Alegre, na semana de 19 a 23 de setembro. O veículo tem emissão zero de CO2 e ruído.

No próximo domingo acontece o Passeio Ciclístico que marca também o início da Semana Nacional de Trânsito. A concentração e a largada serão na Rua da Cidadania do Cajuru, às 9 horas.

O trajeto de 5 km percorrerá ruas do bairro até o Tarumã. Lá, será feita uma parada para atividades de esporte e lazer no Ginásio do Tarumã.