SELETIVA CRIANÇAS DOM O ESPECTRO AUTISTA
Seletiva de talentos paradesportistas em Curitiba (Franklin de Freitas)

Desde a quarta-feira (25), Curitiba realiza uma seletiva de talentos paradesportivos. É a terceira edição da seletiva promovida pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), em parceria com a Secretaria do Estado de Esporte e a UniBrasil.

Gratuito e aberto ao público, o evento tem como objetivo identificar o potencial esportivo de pessoas com deficiência, a partir dos 8 anos de idade.

Professores e técnicos da Smelj observam e avaliam a capacidade motora e intelectual dos participantes. E direcionam,para modalidades esportivas oferecidas pela Prefeitura de Curitiba e entidades parceiras.

Na quartafeira, a seletiva teve como alvo pessoas com deficiência física, visual e auditiva. Ontem, foi a vez de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). E, hoje, pessoas com deficiência intelectual.

“O esporte é uma ferramenta de inclusão e nosso papel é garantir que pessoas com deficiência tenham acesso a essas vivências e descubram seus talentos no paradesporto”, afirmou o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Professor Euler.

Professores e técnicos da Smelj obszervam o potencial dos participantes. Os alunos do curso de Educação Física do UniBrasil dão apoio no evento, juntamente com as professoras Eliana Patrícia e Lais Crystine, que também participaram ativamente das atividades de avaliação e acolhimento aos participantes.

O UniBrasil mantém o projeto Ampliar, que trabalha o desenvolvimento de pessoas com deficiência por meio de atividades físicas e esportivas adaptadas.