O primeiro fim de semana da primavera chega com atrações diversas em Curitiba para comemorar a estação. Tem feiras e festivais na agenda, ocupando espaços em parques e praças, e ainda trazendo o colorido para a cidade.
O Calçadão da Rua XV de Novembro recebe a programação especial do Festival Primavera Curitiba, evento promovido pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), que acontece todos os fins de semana até 12 de outubro nos principais parques e praças da cidade.
No ponto mais movimentado da cidade, música, balé clássico e uma feira de flores vão surpreender os pedestres que atravessarem a Rua XV de Novembro entre 10h e 13h. Um pequeno palco será próximo ao chafariz, entre as ruas Dr. Muricy e Marechal Floriano Peixoto.
O destaque é a apresentação de trechos do balé O Quebra-Nozes, com a Curitiba Cia de Dança, todos os sábados do festival, sempre às 11h.
Na sequência, a programação abre espaço para grupos musicais locais: o Forró Xique Xique se apresenta neste sábado.
Feira de flores
Nesse trecho, a rua também será contará com a participação de oito floristas selecionadas pela Secretaria Municipal do Abastecimento e Segurança Alimentar. A iniciativa resgata o título de Rua das Flores, como o calçadão também é conhecido.
Para completar a programação, o público poderá registrar lembranças para levar para casa na charmosa kombi de flores do Julian, uma fotocabine itinerante e especialmente decorada para o festival que ficará à disposição durante os três sábados do festival.
Além do Calçadão, neste fim de semana o Festival Primavera também ocupa o Parque Bacacheri, com programação variada de música e espetáculos a céu aberto.
Feira da Primavera
Desde o dia 19 de setembro, funcionam nas praças Osório e Santos Andrades as feiras especiais de pirmavera. As feiras contam com artesanato, arte, culinária, turismo, projetos temáticos e espaços para entidades sociais e vão até 11 de outubro.
Na Praça Osório, 61 barracas esperam os moradores e turistas que buscam aproveitar a estação para passear, comprar presentes e experimentar sabores típicos. São 28 barracas de artesanato, 22 de gastronomia, uma de produtos turísticos e as demais destinadas para produção de artesãos no local, programas sociais e com o tema flores.
Já na Praça Santos Andrade, são seis barracas divididas entre artesanato e gastronomia.
Haru Matsuri
A chegada da Primavera e os 130 anos de relações diplomáticas Brasil-Japão serão comemorados no 33º Haru Matsuri (Festival da Primavera), que acontece sábado e domingo (27 e 28 de Setembro), no Centro de Eventos do Parque Barigui. O festival, promovido pela Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba – Nikkei Curitiba, será repleto de arte, música, dança, oficina e culinária oriental.
Beleza das flores em evidência no 33º Festival Haru Matsuri de Curitiba
A beleza das flores estará em evidência nas exposições de ikebana (arte do arranjo floral) e de bonsai (árvore em miniatura) e na decoração (flores de origami) do 33º Haru Matsuri de Curitiba.
A abertura oficial será no sábado, às 13 horas. No palco, estão programadas apresentações de danças (folclórica, clássica e moderna), taikô (tambor japonês), karaokê (música), artes marciais e concurso de cosplay.
O grupo de dança Okinawa vai apresentar a coreografia da música ‘Nada sou sou’, composição alusiva aos 130 anos do tratado de amizade Brasil-Japão, gravada pelo grupo japonês Begin e pela dupla Chitãozinho & Xororó.
Outra atração especial será o Festival de Yosakoi Soran, com os grupos Wakaba Yosakoi (Curitiba), Sansey (Londrina) e Saikyou (Maringá). O grupo Shamisen Akahori fará uma apresentação de shamisen (instrumento de cordas tradicional). E haverá demonstração de katana (espadas) no Samurai Experience.
Na alimentação, serão vendidos pratos típicos como sashimi, sushi, yakissoba, guioza, sukiyaki, tempurá, karaguê, moti, dorayaki, entre outros. Artesanatos orientais serão comercializados nos dois dias do festival.
Festival Tutano movimenta o Museu Oscar Niemeyer no fim de semana
Curitiba reúne neste final de semana o melhor da gastronomia brasileira. No sábado e domingo, o Museu Oscar Niemeyer (MON) sedia o maior encontro gastronômico do Sul do Brasil, a 6ª edição do Festival Tutano.
Com uma programação intensa que vai unir gastronomia, cultura, educação e inovação, o evento promete atrair grande público ao espaço. Entre as autoridades setoriais confirmadas no evento estão nomes como Facundo Guerra, Katherina Cordás e Danilo Parah, grandes referências do mercado nacional.
Criado pelo chef curitibano Beto Madalosso, o evento nasceu em 2018 como Fórum Tutano, com a proposta de conectar profissionais e apaixonados pela gastronomia através da promoção de debates, troca de experiências e valorização da cadeia alimentar. Com a curadoria da equipe Tutano, formada por Dani Volcov, Ale Vianna, Pati Papp e Fernanda Ávila, o evento evoluiu e, em 2023, ganhou o formato de festival.
Para a edição de 2025, o Festival Tutano promete expandir sua programação com palestras, painéis de debate, aulas-show, experiências sensoriais e apresentações culturais, além de uma curadoria gastronômica especial.
O Festival Tutano vai acontecer nos dias 27 e 28 de setembro, das 11h às 19h, enquanto o Fórum Tutano será realizado no dia 29 de setembro, das 8h30 às 19h