
Curitiba continua na bandeira laranja, nível de alerta médio para o novo coronavírus, e prorrogou as medidas restritivas para comércio e serviços na cidade. O novo decreto municipal nº 790 foi publicado ontem e tem validade de 14 dias, e mantém a maioria das mediddasa do decreto anterior. Na semana passada a Prefeitura já havia prorrogado a bandeira laranja, em vigor desde 5 de abril, depois de permanecer por 23 dias na bandeira vermelha.
O Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal da Saúde abriu uma exceção e algumas atividades (lista ao lado), como o comércio, poderão funcionar no domingo em que será comemorado o Dia das Mães, 9 de maio. A regra não se aplica neste próximo domingo.
“Foi uma decisão com muita cautela, pensando em dar oportunidade para os filhos e mães comemorem a data, mas, claro, com toda a segurança dos protocolos. Trata-se de uma exceção que não flexibiliza as medidas de prevenção, como controle de pessoas, distanciamentos, uso de máscara e higiene das mãos. Abusos serão fiscalizados”, alerta Márcia Huçulak, secretária municipal da Saúde de Curitiba.
A medida consta no novo decreto como uma excepcionalidade e se aplica aos estabelecimentos que constam no artigo 3º, observadas todas as modalidades de atendimento e restrições de horários.
Embora a avaliação dos indicadores da bandeira se mantenha estável – a nota ficou em 2 -, o cenário exige restrições e medidas de prevenção contra o novo coronavírus.
“Estamos em um platô ainda muito alto, o que nos deixa em total estado de alerta. É preciso que todos adotem as medidas de prevenção e cumpram os protocolos, essa é uma missão para toda a população”, alerta a secretária.
Principais serviços que poderão abrir excepcionalmente no domingo de Dia das Mães
- Atividades comerciais de rua não essenciais, galerias e centros comerciais: das 9 às 19 horas
- Atividades de prestação de serviços não essenciais, escritórios em geral, salões de beleza, barbearias, atividades de estética, serviços de banho, tosa e estética de animais e imobiliárias: das 9 às 22 horas
- Academias de ginástica para práticas esportivas individuais: das 6 às 23 horas
- Shopping centers: das 11 às 22 horas
- Restaurantes: das 10 às 23 horas
- Lanchonetes: das 6 às 23 horas
- Panificadoras, padarias e confeitarias de rua: das 7 às 18 horas
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros, quitandas, mercearias, distribuidoras de bebidas, peixarias e açougues: das 6 às 23 horas
- Mercados, supermercados e hipermercados: das 6 às 23 horas
- Lojas de conveniência em postos de combustíveis: das 6 às 23 horas
- Comércio de produtos e alimentos para animais: das 6 às 23 horas
- Lojas de material de construção: 6 às 23 horas
- Comércio ambulante de rua: das 6 às 23 horas
Boletins
Capital registra mais 22 óbitos pela Covid; Paraná tem 210 e País, 3.163
A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba registrou, ontem, 552 novos casos de Covid-19 e 22 óbitos de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus. As vítimas foram 14 homens e 8 mulheres, com idades entre 31 e 86 anos. Até ontem eram contabilizadas 4.645 mortes na cidade provocadas pela doença neste período e 190.343 moradores de Curitiba testaram positivo para a doença.
Eram 6.121 casos ativos na cidade, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus. Até ontem a taxa de ocupação dos 525 leitos de UTI SUS exclusivos para Covid-19 estava em 93%. Restavam 39 leitos livres. A taxa de ocupação dos 750 leitos de enfermaria SUS Covid-19 estava em 83%. Havia 120 leitos vagos.
Paraná — A Secretaria de Estado da Saúde divulgou ontem mais 3.885 casos confirmados e 210 mortes pela Covid-19 no Paraná. Os números são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da doença mostram que o Estado soma 932.890 casos confirmados e 21.870 óbitos.
O informe relatava aidna que 2.426 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estavam internados. Eram 1.956 pacientes em leitos SUS (936 em UTI e 1.020 em enfermaria) e 470 em leitos da rede particular (272 em UTI e 198 em enfermaria).
Havia ainda outros 2.386 pacientes internados com suspeita da doença aguardando exames.
Brasil — De acordo com a última atualização de dados sobre a pandemia, o número de pessoas infectadas desde a chegada do coronavírus ao Brasil soma 14.521.289. Em 24 horas, foram acrescidas às estatísticas 79.726 confirmações de diagnósticos positivos de Covid-19.
A soma de óbitos chegou a 398.185. Entre a terça e ontem, foram registrados 3.163 novos óbitos.
Vacinados
Segunda dose
Até ontem, quase um milhão de paranaenses já havia sido vacinados com a segunda dose da vacina CoronaVac. Eram 939,9 mil imunizados. 1,69 milhão já haviam tomado ao menos uma dose de vacina.