O Paraná teve mais um amanhecer gelado nesta quarta-feira (25), o mais frio de 2025 até agora. Com céu limpo, ausência de ventos e uma intensa massa de ar polar atuando sobre o estado, ao menos 29 municípios registraram as menores temperaturas do ano até às 5h30, sendo que 19 deles marcaram temperaturas abaixo de 0°C.
O frio intenso favoreceu a formação de geadas amplas, especialmente nas regiões Centro-Sul, Sudeste, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba. Em várias localidades, a sensação térmica se igualou aos valores registrados nos termômetros, já que não houve vento durante a madrugada, segundo o Simepar.
Entre os destaques do frio, Francisco Beltrão atingiu -3,0°C, seguido de Fazenda Rio Grande e Guarapuava, ambos com -2,9°C, e Irati com -2,5°C. Os termômetros marcaram -7,8ºC em General Carneiro.
Em Curitiba, a mínima foi de -0,3°C nas primeiras horas da manhã. A sensação térmica na Capital foi de -1.9°C e -5,4ºC na terça (24). A última temperatura negativa havia sido registrada em julho de 2021, quando os termômetros marcaram -0,8ºC.
Confira algumas das temperaturas mínimas registradas até às 7h desta quarta-feira:
- Francisco Beltrão: -3,0°C
- Fazenda Rio Grande: -2,9°C
- Guarapuava: -2,9°C
- Irati e Jaguariaíva: -2,5°C
- Lapa: -2,2°C
- Ponta Grossa e Palmas: -2,3°C
- Curitiba: -0,3°C
- Telêmaco Borba e Toledo: -1,0°C
- Pinhais: -1,5°C
- Entre Rios: -1,9°C
- Campo Mourão: -0,2°C
- General Carneiro: -7,8ºC
- Maringá foi uma das poucas cidades a escapar do frio extremo, com 6,4°C
Geada
A geada branca pôde ser vista em gramados, telhados, lavouras e veículos em diversas partes do estado. A previsão indica que o frio continuará intenso nas madrugadas dos próximos dias, mantendo o Paraná sob alerta para novas geadas generalizadas e possíveis recordes de temperatura.
Diversos bairros de Curitiba amanheceram cheio de geada nesta quarta. Veja os registros do Parque Barigui:
Frio ameniza a partir de quinta
Na quinta (26) e sexta-feira (27), o frio deve diminuir um pouco no Paraná, mas o tempo continua instável, principalmente na metade sul do estado. Segundo o Simepar, o céu vai ficar carregado de nuvens e pode chover a qualquer hora do dia, com poucos momentos de melhoria. As temperaturas não devem variar muito ao longo do dia.
A previsão também aponta para chuvas mais fortes e localizadas, principalmente nas regiões Oeste e Sudoeste, onde o volume acumulado pode ser alto. No Centro do estado, a chuva pode passar dos 50 mm, e nas áreas próximas a Santa Catarina, os acumulados podem chegar a 80 mm.
Já no fim de semana, uma nova frente fria deve avançar sobre o estado. No domingo, o frio volta com força, e as temperaturas podem chegar perto de 0°C ou até ficar negativas, especialmente nas cidades do sul do Paraná.