
Curitiba será a sede do mais novo Consulado da Suécia no Brasil. A embaixadora Karin Wallesteen estará na capital paranaense no dia 4 de dezembro para a abertura do novo consulado, que terá como cônsul honorária para o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul a jornalista curitibana Isabela França.
Leia mais
- Turismo de Natal movimenta o Paraná de Norte a Sul e de Leste ao Oeste
- Consumo nos lares sobe 2,9% em outubro ante o mesmo mês de 2023, aponta Abras
O cônsul honorário não é um servidor da carreira diplomática e exerce esta função voluntariamente. Os cônsules honorários prestam assistência aos cidadãos do país que representam, dentro dos limites de suas jurisdições, auxiliando no desenvolvimento de suas atividades e a defender seus direitos na esfera jurídica ou diplomática. No âmbito institucional, a cônsul Isabela fará representação sueca junto ao governo, Ongs e outras instituições, ou seja uma espécie de relações públicas sugerindo eventos e parcerias que possam colaborar com o governo e empresas suecas. “Minha primeira missão já é trabalhar junto a escolas de ensino médio para difundir e estimular meninas nas carreiras tecnológicas. As empresas suecas no Brasil têm como missão ter 35% de mulheres em cargos de liderança”, contou Isabela ao Bem Paraná.
Processo de seleção para cônsul foi longo
Desde que a atual embaixadora assumiu, pretendia abrir um consulado no Sul. O processo de seleção foi longo e começou no ano passado. “A minha indicação foi de um CEO de uma multinacional sueca daqui. Eles queriam uma mulher, com representação na esfera institucional e que tivesse valores semelhantes aos do estado sueco. Havia mais de 12 indicações e fui escolhida em dezembro do ano passado. Ao longo deste ano houve todo um trâmite no Itamaraty, e lá em Estocolmo. A carta assinada pelo rei chegou há um mês e minha identidade diplomática saiu na semana passada”, disse ela.

Veja o texto da carta do rei:
“Nós, Rei da Suécia Carlos Gustavo VI, proclamamos que o Governo da Suécia, com o propósito de promover as relações amistosas que existem entre a Suécia e a República Federativa do Brasil, nomeou a Sra. Isabela França para ser Cônsul Honorária da Suécia em Curitiba para o distrito que consiste nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Estamos convencidos de que o Governo da República Federativa do Brasil tem o prazer de recebê-la e reconhecê-la nesta capacidade e solicitamos a todos aqueles a quem possa interessar que lhe dêem, com confiança e boa vontade, a assistência que ela possa requerer para o desempenho de suas funções.
Estocolmo, 27 de agosto de 2024
Carl Gustaf R“
O perfil da cônsul Isabela França
Isabela foi repórter, editora e colunista em jornais e revistas locais e nacionais e atua há mais de duas décadas como assessora de comunicação e relações públicas com ênfase na área cultural.
Consulado da Suécia em Curitiba é o sétimo no País
O consulado em Curitiba, sede da multinacional sueca Volvo no Brasil, é a sétima repartição consular do Sweden Team in Brazil. As demais unidades ficam em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza e Manaus.

Giselle Lins (Manaus), Karin Wallesteen (embaixadora da Suécia no Brasil), Erik Limongi Sial (Recife)
Sten Engdhal (ministro da Suécia no Brasil) e Jam Lomholdt (RJ)
O Brasil tem relações diplomáticas com a Suécia há 198 anos. O Consulado Geral, em São Paulo, é de 1922. A Câmara de Comércio Brasil-Suécia, por sua vez, foi instalada em 1853.
O consulado vai funcionar na Alameda Dom Pedro II, 345.