WhatsApp Image 2024-11-28 at 16.09.27
Divulgação

Curitiba será a sede do mais novo Consulado da Suécia no Brasil. A embaixadora Karin Wallesteen estará na capital paranaense no dia 4 de dezembro para a abertura do novo consulado, que terá como cônsul honorária para o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul a jornalista curitibana Isabela França.

Leia mais

O cônsul honorário não é um servidor da carreira diplomática e exerce esta função voluntariamente. Os cônsules honorários prestam assistência aos cidadãos do país que representam, dentro dos limites de suas jurisdições, auxiliando no desenvolvimento de suas atividades e a defender seus direitos na esfera jurídica ou diplomática. No âmbito institucional, a cônsul Isabela fará representação sueca junto ao governo, Ongs e outras instituições, ou seja uma espécie de relações públicas sugerindo eventos e parcerias que possam colaborar com o governo e empresas suecas. “Minha primeira missão já é trabalhar junto a escolas de ensino médio para difundir e estimular meninas nas carreiras tecnológicas. As empresas suecas no Brasil têm como missão ter 35% de mulheres em cargos de liderança”, contou Isabela ao Bem Paraná.

Processo de seleção para cônsul foi longo

Desde que a atual embaixadora assumiu, pretendia abrir um consulado no Sul. O processo de seleção foi longo e começou no ano passado. “A minha indicação foi de um CEO de uma multinacional sueca daqui. Eles queriam uma mulher, com representação na esfera institucional e que tivesse valores semelhantes aos do estado sueco. Havia mais de 12 indicações e fui escolhida em dezembro do ano passado. Ao longo deste ano houve todo um trâmite no Itamaraty, e lá em Estocolmo. A carta assinada pelo rei chegou há um mês e minha identidade diplomática saiu na semana passada”, disse ela.

cvarta

Veja o texto da carta do rei:

“Nós, Rei da Suécia Carlos Gustavo VI, proclamamos que o Governo da Suécia, com o propósito de promover as relações amistosas que existem entre a Suécia e a República Federativa do Brasil, nomeou a Sra. Isabela França para ser Cônsul Honorária da Suécia em Curitiba para o distrito que consiste nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Estamos convencidos de que o Governo da República Federativa do Brasil tem o prazer de recebê-la e reconhecê-la nesta capacidade e solicitamos a todos aqueles a quem possa interessar que lhe dêem, com confiança e boa vontade, a assistência que ela possa requerer para o desempenho de suas funções.

Estocolmo, 27 de agosto de 2024
Carl Gustaf R

O perfil da cônsul Isabela França

Isabela foi repórter, editora e colunista em jornais e revistas locais e nacionais e atua há mais de duas décadas como assessora de comunicação e relações públicas com ênfase na área cultural.

Consulado da Suécia em Curitiba é o sétimo no País

O consulado em Curitiba, sede da multinacional sueca Volvo no Brasil, é a sétima repartição consular do Sweden Team in Brazil. As demais unidades ficam em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza e Manaus.

WhatsApp Image 2024-11-28 at 15.55.11
Renato Pacheco Neto (SP), Marcos de Castro (Fortaleza), Isabela França (Curitiba)
Giselle Lins (Manaus), Karin Wallesteen (embaixadora da Suécia no Brasil), Erik Limongi Sial (Recife)
Sten Engdhal (ministro da Suécia no Brasil) e Jam Lomholdt (RJ)

O Brasil tem relações diplomáticas com a Suécia há 198 anos. O Consulado Geral, em São Paulo, é de 1922. A Câmara de Comércio Brasil-Suécia, por sua vez, foi instalada em 1853.

O consulado vai funcionar na Alameda Dom Pedro II, 345.