Será inaugurado amanhã em Curitiba, o Memorial da Segurança no Transporte, um local que permite ao visitante perceber a importância da segurança no trânsito. O memorial é patrocinado pela Volvo. Nele, tudo é voltado para que o visitante experimente e vivencie os efeitos dos equipamentos de trânsito. Desde sentir a aderência de pneus até entrar em um simulador em uma batida para entender como funciona o cinto de segurança.
Segundo a Volvo, o Memorial também faz uma viagem no tempo, apresentando a evolução da humanidade pelo ponto de vista da segurança. Mostra, por exemplo, os primeiros instrumentos rudimentares na pré-história que o homem criou para se proteger, passando pela formação das cidades, a mobilidade urbana até os dias atuais.
O que tem — O Memorial da Segurança no Transporte tem vários espaços para mostrar ao visitante como funcionam os equipamentos destinados à segurança de motoristas e passageiros. Por exemplo, uma mesa tátil permite ao visitante sentir a diferença da aderência dos pneus dos veículos nos diferentes tipos de pavimento, como asfalto seco e molhado, terra, paralelepípedo e até na neve.
Há simuladores à disposição do visitante. Um deles simula o crash test, onde é possível sentir o impacto de uma batida do veículo e ver o acidente virtulamente, como se estivesse dentro do laboratório de testes da Volvo, na Suécia.
Outro simulador leva o visitante a experimentar uma capotagem, e descobrir a importância do cinto de segurança, em especial o de três pontos — uma criação da Volvo em 1959. Até hoje o cinto é considerado o principal assessório para evitar mortes em acidentes de trânsito.
Ainda há um simulador de impacto, onde uma balança calcula o peso que uma pessoa atinge em um acidente com velocidade de 40 km/h, 60km/h e 80km/h. Tudo para que o visitante perceba a importância de adotar um comportamento seguro.
Assine
e navegue sem anúncios