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Lançamento do movimento Inverno de Curitiba, na noite de ontem (Franklin de Freitas)

Já que Curitiba é a Capital mais fria do País, por que não explorar esse tema para impulsionar o turismo de inverno? E é isso que começa a partir do dia 30 de maio, quando começa a campanha “Inverno de Curitiba”. A campanha foi lançada na noite desta quarta-feira (22), no Memorial de Curitiba. O “Inverno de Curitiba vai até 22 de setembro.

O projeto une de forma inédita e abrangente 16 entidades representativas do turismo, comércio e poder público com o objetivo de tonar a cidade a Capital mais visitada nos próximos meses por quem busca um clima mais frio.

De acordo com o diretor-executivo da Abrasel/Paraná, Luciano Bartolomeu, o Inverno de Curitiba é um sonho para a cidade, por isso, mobilizou tantas entidades para a sua realização.

“É fundamental a união das principais entidades de turismo e comércio com a Prefeitura e o Governo do Estado para promover todo o potencial do destino turístico de inverno de Curitiba. Essa colaboração beneficiará a economia e destacará os atrativos da capital mais fria do país, que está aquecida, preparada para acolher todos os visitantes”, afirma.

“Nós trabalhamos muito o turismo de verão e agora, por que não, fazer do nosso frio, um meio de trazer os turistas para cá? Então teremos visitantes o ano inteiro”, disse o Presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e governador em exercício do Paraná Darci Piana.

Para o Presidente da Associação Comercail do Paraná (ACP), Antonio Gilberto Deggerone, a expectativa do movimento é que mobilize a cidade daqui para frente. “Esperamos que essa importante ação traga bons frutos neste e nos próximos anos para o nosso setor de turismo”, destaca Deggerone.

Para Paulo Nauiack, Superintente do Instituto Municipal de Turismo e Vice-Presidente da Fecomércio Paraná, a iniciativa irá mostrar para o país que aqui, em Curitiba, existe, sim, calor humano, desmistificando nossa fama de “fechados”.

O inverno curitibano já vem atraindo mais turistas nos últimos anos. Em 2022, por exemplo, a alta chegou a 35%.

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(Franklin de Freitas)

Atrações terão shows, gastronomia e eventos variados ao longo de quatro meses

A partir do dia 30 de maio serão diversos eventos ligados ao tema, mostrando que o calor humano do curitibano vai aquecer esse inverno. Pelo site www.invernoemcuritiba.com.br, será possível acompanhar todas as atividades que estarão acontecendo na cidade, em todos os setores: gastronomia, hotelaria, turismo, eventos, esportes, ações culturais, feirinhas, e muito mais.

“Cada entidade participante desse movimento está em campanha para que mais curitibanos possam aderir ao projeto, para que, todos juntos, façam de Curitiba, realmente, a capital nacional do inverno no Brasil”, diz texto do movimento.

Vários shows agendados para o período da campanha — de 30 de maio a 22 de setembro — entram na relação de atrações do “Inverno de Curitiba”. Tem Anavitória e Nando Reis cantando juntos, Alcione, Richard Claydermane Roupa Nova.

Na gastronomia, se juntam diversos eventos que já são realizados no inverno da Capital, como festivais de pratos de época, feiras típicas como as feiras nas praças Osório e Santos Andrade.

Ainda há eventos variados, como provas de corrida de rua, caminhadas e até uma prova de duathlon.

Para a promoção do produto turístico Inverno Curitiba, em março deste ano foi firmado um protocolo de intenções entre diversas entidades representativas do setor, durante a cerimônia de abertura da Expo Turismo Paraná.

A expectativa é gerar não apenas um fluxo maior de visitantes, mas também contribuir para a economia local, aumentando o gasto médio dos turistas na cidade e fomentando atividades culturais e da economia criativa.

Participantes
O Inverno de Curitiba é uma realização em conjunto da Abrasel/Paraná, com a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná – ABAV-PR; Associação Brasileira da Indústria dos Hotéis no Paraná – ABIH; Associação Comercial do Paraná – ACP; Rede Empresarial Centro Histórico de Curitiba; Curitiba Convention & Visitors Bureau; Sebrae; Fecomércio Paraná; Sesc; Senac; Sindicato Regional de Hospedagem e Alimentação – SEHA; Instituto Municipal de Turismo; Fundação Cultural de Curitiba; Prefeitura de Curitiba; Viaje Paraná; Governo do Estado do Paraná – Secretaria de Turismo.

De onde vêm: entrada de turistas estrangeiros cresce 36% no primeiro trimestre no Paraná

O Paraná registrou no primeiro trimestre deste ano a entrada de 360.397 turistas estrangeiros, o que representa um aumento de 36,3% em relação ao primeiro trimestre de 2023, quando 264.235 visitantes de outros países vieram ao Estado. Somente no mês de março, o aumento foi de 74% – 89.266 pessoas contra 51.222 no mesmo mês do ano passado.

O Paraguai permanece na posição de país que mais enviou turistas ao Paraná nos três primeiros meses deste ano, com 165.142. Em seguida, aparecem Argentina (97.544), Estados Unidos (13.456), Chile (11.126), Reino Unido (6.002), Uruguai (5.646), Espanha (5.542), Alemanha (5.427), Coreia do Sul (4.971) e França (4.855).