Franklin de Freitas

O prefeito Rafael Greca lançou, nesta segunda-feira, 17 de julho, o novo serviço de bicicletas compartilhadas em Curitiba, em parceria com a TemBici, empresa líder em micromobilidade na América Latina.

Neste primeiro momento serão disponibilizadas 250 bicicletas convencionais em estações construídas próximas aos terminais de ônibus e na região central da cidade. Na Primavera, o programa deve ganhar o reforço de outra 250, desta vez elétricas.

Questionado sobre outra iniciativa parecida que não deu certo, Greca afirmou que as bicicletas são monitoradas. ” E isso irá combater o vandalismo”, afirmou.

O prefeito afirmou que Curitiba tem 500 km de ciclovias e ciclofaixas. E, no futuro, há ideia que o sistema chegue a todos com a ampliação da malha. “Com a infraestrutura pronta podemos pensar em uma conexão do deslocamento pago como deslocamento de bike, mas e uma coisa para o futuro”, disse Greca.

O lançamento foi nesta manhã na Praça 29 de Março, e marca a primeira fase de operação e testes do sistema, que é inédito na cidade, de bicicletas em estações fixas, similar ao de cidades como Nova Iorque, Londres, Chicago, Dubai e Barcelona.

Serão colocadas em operação nesta etapa 250 bicicletas mecânicas, em 20 estações distribuídas em diversos endereços de Curitiba.

Como utilizar

O preço começa em R$ 0,70. O valor final a ser pago vai depender de quanto tempo o usuário utilizar o equipamento.

O primeiro passo para os usuários é fazer um cadastro e adquirir um plano pelo aplicativo da Tembici, empresa responsável pelas bikes.

Baixe no Apple Store

Baixe no Google Store

Confira, abaixo, o passo a passo sobre como utilizar as bikes:

As bicicletas ficam travadas em estações espalhadas pela cidade;
Para destravá-las, nos guidões, há um QR code para os usuários escanearem e baixarem o app;
Ao baixar, será necessário preencher um cadastro com dados pessoais;
Ao liberar uma bike, não há tempo limite para o uso dela;
Elas estarão disponíveis 24 horas por dia;
As bikes precisam ser, obrigatoriamente, devolvidas em uma das estações espalhadas pela cidade;
O serviço oferece assinaturas variadas, como viagem única, plano mensal e plano anual.