Curitiba quer sediar em maio próximo um dos maiores eventos de esporte e cultura urbana do mundo. Trata-se do Skate Total Urbe 2025 (STU 2025), que poderia acontecer no Complexo do Tarumã. O local conta com um centro nacional de treinamento para o esporte, cuja estreia olímpica foi nos Jogos de Tóquio, em 2020.
- Curitiba pode ganhar “jardins de chuva”. Entenda proposta de solução urbana
- Gabaon, maior retiro de Carnaval da igreja católica de Curitiba, está com inscrições abertas
A possibilidade da Capital receber tal evento foi discutida nesta segunda-feira (27 de janeiro) numa audiência com a presença do prefeito Eduardo Pimentel, que aconteceu no gabinete da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A proposta de trazer o STU 2025 para Curitiba partiu do fundador do evento, Diogo Castelão.
No encontro, Diogo destacou a importância internacional da liga e a existência de grandes skatistas no Brasil. “Hoje, é a principal liga de esporte do mundo e começou no nosso País, que tem destaques como o (medalhista olímpico) Augusto Akio, o Japinha, que é aqui de Curitiba, entre muitos outros”, disse.
Eduardo Pimentel, por sua vez, afirmou que Curitiba vai trabalhar com o governo estadual “e fazer o STU acontecer aqui”. Também participaram do encontro o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Professor Euler; e o presidente do Instituto de Turismo de Curitiba, José Luiz Velloso.