Unindo forças de pacifistas do mundo todo, Curitiba preapra uma pré-marcha pela paz e não-violência neste sábado. A marcha tem inicio às 10 horas na Boca Maldita, passando pela Rua 15, até a Praça Santos de Andrade, onde as 12 horas várias atividades dão continuidade ao evento. A previsão é de reunir 1.000 pessoas. A pré-marcha é uma preparação para a Marcha Mundial que começa na Nova Zelândia no dia 2 de outubro deste ano, aniversário do nascimento do líder indiano e pacifista, Mahatma Gandhi. Esse dia foi declarado pelas Nações Unidas como “Dia Internacional da Não-Violência”. A marcha mundial termina na Cordilheira dos Andes, em Punta de Vacas, aos pés do Monte Aconcágua, em 2 de janeiro de 2010.
Em 90 dias a marcha passará por mais de 90 países e 100 cidades, nos cinco continentes, cobrindo uma distância de 160.000 km por terra. Passará por todos os climas e estações, desde o verão tórrido de zonas tropicais e do deserto, até o inverno siberiano. As etapas mais longas serão a americana e a asiática, ambas de quase um mês. Uma equipe base permanente de cem pessoas de diversas nacionalidades fará o percurso completo.
A marcha passa por Curitiba nos dias 22 e 23 de dezembro.
O objetivo da marcha é pedir pela erradicação das armas nucleares, redução progressiva e proporcional de armamentos, assinatura de tratados de não-agressão entre países, renúncia dos governos a utilizar as guerras como meio para resolver conflitos, além de evidenciar outras formas de violência (econômica, racial, sexual, religiosa).
A Marcha é uma iniciativa do “Mundo sem Guerras”, uma organização internacional que trabalha há 15 anos no campo do pacifismo e da não-violência. Esta será a primeira vez na história que um evento deste tamanho é posto em prática.