O Paraná irá receber a sua primeira Bienal do Livro. Ela acontece em Curitiba entre os dias 10 e 19 de outubro, com a participação de autores nacionais e internacionais. Ainda haverá áreas temáticas para toda as idades.
A Bienal do Paraná surge após o sucesso de outras bienais literárias no país, especialmente a de São Paulo e a do Rio de Janeiro.
Lis Alves, curadora da 1ª edição da Bienal do Livro do Paraná, pontua que a chegada do evento é o reconhecimento de um mercado literário bastante ativo, que terá a oportunidade de celebrar a cultura regional, nacional e internacional em um espaço de mais 11 mil metros quadrados.
“Atualmente, o Paraná se coloca como um mercado importante para o cenário literário brasileiro. Com diversos nomes de destaque, tanto a nível local quanto em uma perspectiva nacional, a escolha pelo Estado é mais do que justificada. O Paraná merece uma Bienal”, afirma a curadora.
Literatura para todos
Na programação, a Bienal irá trazer painéis de debate com alguns dos principais nomes da cultura e da literatura brasileira. Entre os principais autores confirmados, estão Aline Bei, Itamar Vieira Júnior, Sérgio Rodrigues, Pedro Bial, Fabrício Carpinejar, MV Bill, Lina Meruane, Thalita Rebouças, Mia Couto, Daniel Munduruku, Cristóvão Tezza, Luiz Rufino e Miriam Leitão.
Além dos autores, o evento ainda terá uma série de experiências interativas e áreas especiais, como a Bienalzinha, a Área Geek, o Espaço Vozes Negras e o Espaço LGBTQIAPN+. A edição paranaense é organizada pela Cocar Produções Editoriais.