
Curitiba recebe no próximo final de semana um evento de formação de lideranças para jovens nikkei e admiradores da cultura japonesa.
Será de 23 a 24 de agosto, quando Curitiba será o principal ponto de encontro da comunidade jovem nikkei e newkei – admiradores da cultura japonesa e nipo-brasileira, durante o Encontro Jovem Nikkei do Sul do Brasil, que acontece na sede Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba (Nikkei Curitiba).
O evento celebra os 130 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão e os 55 anos da Irmandade Paraná-Hyogo, mas também oferece uma programação especial com atividades, palestras e workshops em áreas como negócios e empreendedorismo, saúde, educação e carreira, intercâmbio, cultura tradicional e POP japonesa, identidade Nikkei e esportes, que tem como objetivo principal a formação de novas lideranças comunitárias.
De acordo com o presidente da Nikkei Curitiba, Everson Takayama, a participação de jovens nikkeis e newkeis é necessária para inspirar a construção de novos líderes a partir dos ensinamentos da cultura nipônica. “O intuito é reunir jovens de diversas localidades para troca de informações e fomentar o espírito nikkei para que exista uma continuidade”, afirma. Segundo ele, essas ações servem como uma importante conexão entre gerações. “Muitos desses que estarão participando do encontro estarão à frente das nossas associações e até representantes no legislativo, judiciário, executivo”, destaca.
A programação do Encontro Jovem Nikkei do Sul do Brasil foi preparada para abordar diferentes trilhas de conhecimentos, focados no desenvolvimento e aprimoramento de novas habilidades e soft skills. O evento foi dividido por atividades, palestras e workshops que terão a participação de educadores, influenciadores, artistas e empresários, que utilizam os ensinamentos da cultura japonesa em suas atividades profissionais na área educacional, cultural e empresarial.
Entre os participantes confirmados, estão o criador do Shinobi Spirit, o produtor cultural Rodrigo Ramos; os influenciadores digitais Guti e Ellie, criadores do canal do YouTube “Olá, Guti”; a mestre cervejeira e sócio-fundadora da Japas Cervejaria, Fernanda Ueno; o advogado trabalhista com experiência no atendimento a empresas e órgãos japoneses, Leandro Shigueru Sato; o professor de língua e cultura japonesa, Takashi Yamanishi, que divulga cultura e língua japonesa no perfil no Instagram “@123japones”, a produtora de conteúdo digital e educadora, Patri Popes; a jornalista e criadora de conteúdo sobre identidade amarela e beleza, Bruna Tukamoto; a vice-reitora da UTFPR, Vanessa Ishikawa Rasoto;a costureira e empreendedora, fundadora de uma marca especializada em kimonos roupas inspiradas na estética tradicional do Japão, a Akina, e sócia da marca de moda Pop Nineties Girl, Kharina Yamashiro.
Para a vice-presidente de difusão cultural do Nikkei e professora da UNESPAR, Gisele Onuki, o encontro busca incentivar a grande porção de jovens nikkei e newkei a se tornarem protagonistas e líderes de uma comunidade. “O foco principal é fomentar o protagonismo juvenil. Estamos atuando em diversas frentes, como empreendedorismo, educação, cultura e comunicação, para que essas habilidades sejam desenvolvidas e bem aproveitadas. Com o evento, buscamos contribuir para a qualificação desses jovens e promover a troca de boas práticas, sempre com base em valores e preceitos da cultura japonesa”, explica.
De acordo com a organização, o evento é aberto à presença de pessoas que são interessadas na cultura japonesa, mas não apresentam descendência direta, conhecidos como newkei. “Sabemos que muitas pessoas, mesmo não sendo descendentes, têm interesse pela cultura japonesa. Por isso, queremos reforçar que este é um evento aberto a todos que desejam desenvolver suas soft skills e habilidades de liderança, independentemente de possuírem ou não qualquer vínculo com a cultura japonesa”, complementa Onuki.
Foi a partir dessa admiração cultural, que fez Ana Carolina Cons Bacilla, doutora em Química e presidente da Associação Paranaense de Ex-Bolsistas Brasil-Japão (APAEX), a conseguir uma bolsa de estudos no Japão. “Sempre tive afeição pela cultura e valores japoneses, mesmo que não sabendo 100% a origem desse sentimento de admiração. Conforme cresci, busquei as oportunidades existentes e descobri que existem bolsas de estudos, tanto do governo brasileiro quanto do governo japonês, para incentivar os jovens a fazer suas formações e treinamentos no Japão”, comenta. Atualmente, ela leciona e auxilia aquelas pessoas interessadas em estudar no Japão, com enfoque no ensino de disciplinas como Química, Física, Matemática e Japonês.
Para aqueles com dificuldades financeiras em obter ingressos, mas tem interesse em participar do evento, Onuki destaca que estarão sendo distribuídos vouchers gratuitos destinados às pessoas em situação de vulnerabilidade. Os interessados podem entrar em contato por meio do e-mail: [email protected].
O Encontro Jovem Nikkei do Sul do Brasil é realizado pela Nikkei Curitiba e Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná. O evento conta com patrocínio da Itaipu Binacional, A.Yoshii, Instituto A.Yoshii, Nissei e Nissin, além do apoio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), do Consulado Geral do Japão em Curitiba, Sanepar, da Fundação Cultural de Curitiba, do Governo Estadual do Paraná, da Prefeitura de Curitiba, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), da International Coaching Federation (IOF) e da Kiiro.
Serviço:
Data: 23 e 24 de agosto
Local: Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba (Rua Padre Júlio Saavedra, 598, Uberaba – Curitiba)
Ingressos: R$200 (inteira) e R$100 (meia-entrada) – valores serão revertidos ao Asilo Wajunkai, em Maringá, instituição que acolhe idosos sem vínculos familiares.
Mais informações: www.sympla.com.br/evento/encontro-jovem-nikkei-do-sul-do-brasil-2025/2984837?referrer=encontrojovemnikkeisul.com.br