Curitiba vai receber a programação da quarta edição do Mata Atlântica EcoFestival. O IV Festival de Cinema de Aventura, Vida ao Ar Livre e Natureza acontecerá em três espaços da Fundação Cultural de Curitiba: Coreto Digital do Passeio Público, Cinemateca de Curitiba e o terraço do Cine Passeio.
As sessões são gratuitas e reúnem cerca de 30 filmes premiados entre mais de 1,2 mil produções inscritas de 70 países.
O festival acontece de 14 a 28 de agosto em cidades da região do Bioma da Mata Atlântica no Paraná.
Além da capital estão na programação o Litoral do Paraná, Serra do Mar, Grande Curitiba e também São Luiz do Purunã.
Durante 15 dias, as cidades de Antonina, Araucária, Campo Largo, Curitiba, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, São José dos Pinhais e São Luiz do Purunã, distrito de Balsa Nova, serão o cenário de uma programação que privilegia a vida ao ar livre e a natureza. Cerca de 5 mil pessoas devem participar do evento.
Curitiba
Em Curitiba, o Coreto Digital, dentro do Passeio Público, abre a programação cinematográfica nesta quinta-feira (14/8), com exibições diárias, às 12h e às 17h, até o encerramento do festival, em 28 de agosto.
Na Cinemateca, as sessões acontecem a partir da semana que vem, entre os dias 19 e 21. Uma seleção especial de produções brasileiras e internacionais serão exibidas às 19h e às 21h. Já o terraço do Cine Passeio recebe o evento pela primeira vez no dia 20 de agosto, às 21h.
A programação também inclui o Encontro de Fotografia, no dia 26 de agosto, no Cine Passeio, reunindo três fotógrafos convidados para falar sobre imagem, natureza e aventura. No final do mês a programação pós festival segue para o Cine Guarani, no Portão Cultural, nos dias 30 e 31 de agosto, às 10h e às 12h30.
O Mata Atlântica Ecofestival foi inspirado em eventos internacionais e busca estimular a valorização da natureza e das atividades nas áreas do Bioma Mata Atlântica. “Queremos impulsionar o turismo de aventura e as manifestações artísticas, além de conscientizar sobre o papel de cada indivíduo no processo de preservação ambiental, que é tão urgente e necessário”, ressalta Aristides Athayde, um dos organizadores do evento.
Nas três primeiras edições, cerca de 10 mil pessoas participaram de provas e eventos esportivos, artísticos e culturais. Além disso, todos os anos mais de 1,6 milhão de pessoas são alcançadas por meio de informações divulgadas em jornais impressos, portais, televisão, rádio e redes sociais.
O Festival
O EcoFestival é uma celebração única que une aventura, arte e conservação e um público aparentemente com interesses variados, mas que se preocupa com um tema em comum: manter a natureza de pé.
O Mata Atlântica EcoFestival 2025 é apresentado este ano pela Rumo Logística. Os patrocinadores são Brose e Grupo Ambiensys. Como apoiadores estão a GT Building, o Campo das Artes e o Instituto Rumo. A promoção oficial é da Mundo Livre e da RPC. A Mostra Cultura do festival tem a realização do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet.