
A Grande Curitiba iniciou a semana com calor e temporais localizados, mas fortes e típicos de verão. No interior, em alguns municípios, a temperatura passou dos 41 graus.
Houve registro de alagamentos no Centro de Curitiba, Bigorilho, Santa Quitéria, Portão e Cidade Industial de Curitiba. No Santa Quitéria e Portão, também teve granizo. Em Pinhais, Quatro Barras, Campina Grande do Sul e Fazenda Rio Granded, na Região Metropolitana de Curitiba, choveu forte também. Há registro de árvores caídas nos bairros Vila Izabel, Portão e Juvevê. Na Rua 7 de abril, esquina com a Rua Ubaldinho Amaral, no Alto da XV, pai e filho ficaram presos dentro de um carro atingido por uma árvore. Eles foram resgatados pelos bombeiros.
No Litoral o calor voltou com força e as temperaturas máximas ultrapassaram os 35,0 °C, segundo o Simepar, Contudo foi na faixa oeste paranaense, divisa com Mato Grosso do Sul e fronteira com o Paraguai e a Argentina que houve os maiores registros, perto dos 40,0 °C e até acima como em Capanema, 41,0 °C. Em Curitiba a máxima atingiu os 30,6 °C.
Previsão
De acordo com o Simepar, as pancadas de chuva seguem até pelo menos quinta (20) em Curitiba. As máximas seguem altas também, variando de 27 a 31 graus na capital. No Litoral, a temperatura deve variar entre 28 e 30 graus até quinta (20), com pancadas de chuva no fim do dia.
Chuva abundante
Voltou a chover com mais frequência em alguns setores do Paraná em janeiro/2022. As anomalias (diferença entre chuva observada e a média histórica) estão negativas em todas as estações do Simepar, mas ainda temos vários dias até o final do mês. Nos Campos Gerais, RMC e litoral a chuva tem sido mais abundante. No oeste em menor quantidade.
Em Curitiba, em 16 dias de janeiro, foram registrados 115,4 mm de chuva, para uma média de 185 mm para o mês.