Curitiba registra menor temperatura do ano, com sensação de -5,5ºC; nesta quarta tem mais frio

Capital teve tarde de sol, mas a temperatura máxima mal passou dos 10ºC

Mario Akira com AEN
0cf frio

Jardim Botânico: visitantes muito bem agasalhados na tarde gelada (Franklin de Freitas)

Esta terça-feira (24) foi o dia mais frio em Curitiba neste ano e também um dos mais gelados dos últimos tempos. A mínima na Capital bateu em 1,2ºC com sensação térmica de -5,5ºC. E mesmo durante a tarde o clima gelado predominou, apesar do céu sem nuvens.

Apesar da tarde gelada, o dia bonito com sol levou muita gente para os pontos turísticos da Capital, bem agasalhados, claro. O Jardim Botânico, um dos cartões-postais de Curitiba, foi um deles.

Mais frio

O tempo frio tem previsão de continuar no Estado e na Capital nos próximos dias, com possibilidade de formação de geada, como ontem em parte do Paraná, provocada pela chegada de uma massa polar.

“Para a quarta-feira, a presença desta massa de ar polar se mantém sobre o estado, mantendo o tempo estável, com o sol predominando, porém, devemos ter novamente um amanhecer bastante gelado em todo o estado, com temperaturas negativas sendo registradas em diversos municípios, novamente na metade sul do estado”, afirma Paulo Barbieri, meteorologista do Simepar.

Na terça-feira, a menor temperatura de todas foi no distrito de Horizonte, em Palmas, que registrou -5,2°C.

Frio intenso começa a perder força a partir de quinta-feira

Na quinta-feira (26) e na sexta-feira (27), o frio diminui um pouco e o tempo segue instável, com baixa amplitude térmica, principalmente na metade Sul paranaense. Pode ocorrer chuva a qualquer hora do dia com alguns momentos de melhoria, e muita nebulosidade, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Estão previstas tempestades localizadas e os maiores acumulados de chuva devem ocorrer no Oeste e Sudoeste do estado. Na faixa Central do estado também podem ocorrer acumulados de chuva por volta de 50 mm e nas áreas de divisa com Santa Catarina, acumulados de 80 mm.

No final de semana, com avanço de uma nova frente fria, as temperaturas serão próximas a 0°C ou temperaturas negativas novamente, principalmente na metade sul paranaense e no domingo.

Dados detalhados

A população pode encontrar dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte. Também está disponível no site o serviço Alerta Geada, em parceria com o IDR-PR, que informa a previsão de geadas para 24h, 48h e 72h em todo o estado.

Como o sistema atmosférico tem alterações constantes, a previsão indicada no site pode sofrer alterações. Por este motivo, é recomendável acompanhar a palavra do meteorologista, que está na página inicial do site do Simepar, e os boletins emitidos diariamente pela equipe de meteorologistas e divulgados nas redes sociais e no canal de WhatsApp do Simepar. Os meteorologistas contextualizam os dados e explicam as alterações atmosféricas em todas as regiões do Paraná.

Todas as estações do Simepar, com exceção de Cambará, Cerro Azul, Guaratuba, Guaraqueçaba, e Santo Antônio da Platina, registraram a menor temperatura de 2025.

Estações

Cidades que registraram marcas negativas nesta terça-feira