
Curitiba voltou a ter uma madrugada/manhã gelada desta quarta-feira (25), com os termômetros atingindo a mínima de -0,3ºC e formação de geada que deixou os gramados dos parques da cidade brancos. Foi a primeira marca negativa na Capital desde o inverno de 2021. Mas, embora as temperaturas subam um pouco, para esta quinta-feira (26) a previsão é para chuva.
“Nesta quinta-feira temos a volta das chuvas ao Estado, começando pelas regiões Oeste e Sudoeste, avançando para as demais regiões ao longo do dia. No Leste, na Região Metropolitana de Curitiba, essas chuvas chegam entre o final da tarde e a noite de quinta-feira”, detalha Paulo Barbieri, meteorologista do Simepar.
Temporais localizados não estão descartados no Estado nesta quinta e sexta (27).
Capital
Na quarta-feira, a Capital teve novamente uma tarde com sol mas com as temperaturas ainda baixas, na casa dos 15ºC para menos. A madrugada desta quinta-feira ainda deve ter marcas baixas, mas não negativas e sem formação de geada.
A manhã pode ter sol entre nuvens, mas um sistema que já atuava sobre o Oeste e Centro-Sul do Paraná desde quarta-feira deve avançar para as outras regiões do Estado levando muita chuva, inclusive em Curitiba.
A previsão é que o tempo fique instável entre o fim da tarde e início da noite na Capital. A chuva segue pela sexta-feira (27) e pelo sábado (28) e as temperaturas oscilam entre 10ºC e 19ºC nestes dias.
No domingo (29), o sol deve voltar a aparecer. A temperatura máxima fica acima dos 20ºC, aliviando a sensação de muito frio que vem desde a semana passada. A mínima no domingo deve ser de 16ºC. O início da próxima semana não muda muito.
Novo recorde de frio no Estado
No segundo dia desta nova onda de frio, mais 23 estações meteorológicas do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) e três do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram nesta quarta-feira a menor temperatura de 2025 até o momento no Estado.
Foram 20 estações registrando temperaturas negativas, com destaque para General Carneiro, que teve a menor temperatura de 2025 em todo o Estado até o momento: -7,8°C. Valor muito próximo da temperatura mais baixa já registrada pelas estações meteorológicas instaladas no Paraná em toda a história: -7.9°C, em 20 de julho de 2021, também em General Carneiro.