Curitiba entrará para o Green Map, um sistema on-line que congrega o mapeamento das zonas verdes do mundo inteiro. O projeto vai ajudar a cidade a promover ainda mais a natureza, engajando-se em um projeto diferenciado, que envolve conscientização ambiental, sustentabilidade e a tecnologia da informação. A iniciativa é do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (DECIGI), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que desde a semana passada é o tutor do projeto Green Map em Curitiba.
Criado em 1995 por uma organização não governamental norte-americana, o Mapa Verde rapidamente se espalhou por 550 cidades e vilas em 55 países. Comprometido com o engajamento das comunidades e das pessoas, o projeto visa propagar a noção de futuro sustentável por meio da construção de um mapa aberto, onde a comunidade participa compartilhando suas percepções e impressões sobre a natureza e sua localização, inovação social, cultural e cívica por meio do mapa.
Em Curitiba, o Mapa Verde será aberto à comunidade na I Jornada de Gestão da Informação, que acontece até 2 de agosto, no Espaço de Exposição do Museu Botânico Municipal, no Jardim Botânico. O evento marca os dez anos do curso de graduação em Gestão da Informação da UFPR.
“Com a adesão de Curitiba ao Green Map, conseguiremos unir, em uma única ação, uma grande diversidade de informações, uma causa nobre e a tecnologia da informação. Tudo isso em um sistema universal de comunicação de características que tornam Curitiba um marco global em sustentabilidade”, comenta a professora Maria do Carmo Duarte Freitas, idealizadora do projeto para Curitiba. Como contrapartida, o DECIGI vai fazer a versão brasileira do portal.
Meio ambiente