Curitiba ultrapassou a meta da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe para maiores de 60 anos. A cobertura da vacina ficou em 81,25%. Foram vacinados na cidade 126.426 idosos até a última sexta-feira. A meta determinada pelo Ministério da Saúde era de vacinar 80% do público alvo.
A campanha terminaria na última sexta-feira, mas, como a vacinação foi prorrogada no Paraná, Curitiba acompanhará a decisão e manterá a vacina disponível em todos as unidades municipais de saúde até 16 de maio, no horário de funcionamento das mesmas.

De acordo com o vice-prefeito Luciano Ducci, o resultado da campanha foi bastante positivo, porque ultrapassou a meta de 80% fixada pelo Ministério da Saúde. “E a prorrogação é uma ótima oportunidade para as pessoas que não se vacinaram procurarem a unidade de saúde mais próxima de casa para se imunizar o quanto antes e, com isso, reduzir as chances de ter gripe ou alguma complicação decorrente da doença”, diz.

A vacina é grátis e indolor. Com exceção das pessoas alérgicas à proteína do ovo, todas as demais podem e devem tomar a dose. Isso inclui portadores de doenças crônicas e imunodeprimidos.
Nacional e estadual — Já o balanço nacional e o estadual mostram que a prorrogação da campanha era necessária. Até a sexta-feira, o Ministério da Saúde tinha computado 9,7 milhões de pessoas com 60 anos ou mais já imunizados, o equivalente a 60,2% dos mais de 13 milhões previstos.

“Estamos confiantes de que alcançaremos ou até ultrapassaremos a meta, porque o resultado parcial para o dia é satisfatório, já que alguns municípios ainda não informaram quantos foram vacinados em suas áreas de abrangência”, explicou a coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Marília Bulhões. Segundo ela, até agora, 29,1% dos municípios já atingiram a meta.
No Paraná a cobertura, também até a sexta-feira, conforme números do Ministério, era de 65,90% da população idosa imunizada, ou cerca de 5780 mil pessoas, das 879,4 mil com mais de 60 anos. A prorrogação da Campanha se deve a problemas climáticos ocorridos em diversas regiões, que prejudicaram a locomoção do público alvo da vacina até os postos de saúde. O governo federal investiu R$ 150 milhões na realização dessa campanha, dos quais R$ 127 milhões aplicados na aquisição dos imunobiológicos.