A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba divulgou ontem novo boletim de monitoramento da gripe em Curitiba. O número de atendimentos por doenças respiratórias realizados desde janeiro nas unidades básicas de saúde e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 Horas da Capital representa 15,6% do total de atendimentos e está abaixo da média dos últimos anos para este período.
Até o momento, foram registrados cinco casos de gripe causados pelo vírus influenza, todos eles sem gravidade. Ao mesmo tempo, foram registrados 104 casos de síndrome respiratória aguda grave em Curitiba, nenhum deles provocado pelo vírus influenza, mas por outros agentes.
A diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Juliane Oliveira, explica que além do vírus influenza, há outros vírus em circulação e que podem provocar sintomas semelhantes, inclusive com maior gravidade. É o caso do coronavírus, parainfluenza, rinovírus, entre outros, além de algumas bactérias. A vacina protege contra alguns tipos de vírus específicos. E ainda assim, algumas pessoas vacinadas podem apresentar sintomas de gripe, explicou Juliane.
Assine
e navegue sem anúncios