horta-urbana
Inauguração da Horta Comunitária Campo Belo, no Alto Boqueirão. Curitiba, Foto: Ricardo Marajó/SECOM

Curitiba tem atualmente 216 hortas urbanas. E participar delas é mais fácil do que você pensa. A implantação de hortas urbanas em Curitiba segue as diretrizes do melhor aproveitamento dos espaços urbanos vazios, além de proporcionar a melhoria da qualidade na alimentação, no tratamento da saúde emocional e ocupação social da comunidade que vive na região.

Leia mais

Quem estiver interessado em participar precisa procurar o coordenador da horta mais próxima ao seu local de residência. O coordenador de cada horta vai informar se há vagas para participar. Caso não haja vagas, o coordenador pode colocar em uma lista de espera, para que, se houver desistência, possa chamar o interessado.

Para o bom desenvolvimento do programa, os participantes recebem treinamentos teóricos e práticos sobre cultivo e manutenção de canteiros para produção de frutas, hortaliças e temperos, sem agrotóxicos.

A comunidade do Alto Boqueirão ganhou na semana passada a Horta Comunitária Campo Belo, a 216ª da cidade. A inauguração foi marcada por clima de festa, com apresentação da Banda Lyra, a participação dos alunos do CMEI Escritor Elias José, além da presença de autoridades e moradores que celebraram a transformação do espaço em um local de convivência, aprendizado e produção de alimentos saudáveis.

horta-urbana-curitiba
Inauguração da Horta Comunitária Campo Belo, no Alto Boqueirão. Curitiba. Foto: Ricardo Marajó/SECOM

Com 1.700 m² de área, o espaço vai beneficiar diretamente 25 famílias da região, que terão acesso à produção de hortaliças, frutas e cultivos de lavoura baseada em práticas sustentáveis. A horta também contará com compostagem de resíduos orgânicos e uma colmeia de abelhas nativas sem ferrão, valorizando a polinização e aumentando a produtividade agrícola.

A área está dividida em duas partes principais: 75 canteiros de hortaliças em 900 m² e um pomar com aproximadamente 800 m², onde estão sendo plantadas árvores frutíferas cítricas e nativas, além de espécies de ciclo anual, em modelo agroflorestal. O investimento da Prefeitura foi de cerca de R$ 22 mil em insumos, como terra preta, blocos de concreto, mudas, calcário, colmeia de abelhas nativas e materiais para cercamento.

O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho, destacou o caráter comunitário do espaço. “É um local de convívio, para conversar, conhecer o vizinho, trocar ideias, plantar uma erva medicinal, organizar mutirões. A gente espera que todos façam bom proveito desse espaço e cuidem dele com carinho”, disse Leverci.

“A horta urbana é um dos projetos que eu mais gosto na cidade de Curitiba porque ocupa um espaço que estava deteriorado, às vezes com lixo, mato e insegurança, e transforma em vida, saúde e união. Aqui não tem wi-fi, não tem 5G, mas tem muito de cidade inteligente. É comunidade reunida, é criança botando a mão na terra e é alimento saudável na mesa do curitibano”, afirmou o prefeito Eduardo Pimentel durante a inauguração.

“Horta urbana transformou nossa rotina e até minha saúde”

Moradores da região do Boqueirão já celebram a transformação. O casal de aposentados Augusta e Antônio Esmahazubek, participou da inauguração com a vizinha Irene Kazmierczak, também aposentada. “É um projeto maravilhoso que recuperou um espaço que estava cheio de lixo”, disse Augusta. Irene contou que tem horta em casa. “Como já tenho horta, deixo para quem não tem. Mas se sobrar verdura, eu compro deles”, brincou ela.

A designer May Lin Feldkircher destacou a experiência de cultivar ao lado da família. “Meu marido veio do interior, mas eu sou de Curitiba e tinha pouco conhecimento sobre plantar. Agora, colher os alimentos e ensinar minha filha têm sido inenarrável. Já temos alfaces, rúcula, cebolinha, salsinha e vamos ampliar. Plantamos também árvores que, no futuro, vão dar frutos para nossa filha colher”, ressaltou.

horta-urbana-curitiba
Inauguração da Horta Comunitária Campo Belo, no Alto Boqueirão. Curitiba. Foto: Ricardo Marajó/SECOM

Já o coordenador da horta, Edson Reis Batista, se emocionou ao falar do impacto positivo do projeto na vida das famílias. “Agradeço à Prefeitura que sempre esteve junto. Esse trabalho transformou nossa rotina e até minha saúde. Eu pesava 104 quilos e hoje estou com 90. Curitiba transforma as coisas”, reforçou.

E para criar novas hortas urbanas em Curitiba?

O que é?
Cidadãos organizados em Associação de Moradores ou Entidade Social podem cultivar hortas em vazios urbanos.  

Quais os requisitos para participar?

  • Reunir no mínimo 10 pessoas/famílias da comunidade interessadas em participar do cultivo e manutenção da horta
  • Para horta em área particular é necessário um termo de autorização de uso do proprietário do terreno) 
  • Para horta em área pública (propriedade do município) é necessário primeiramente sua destinação, mediante Portaria de Cessão de Uso do Espaço Público, à Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – SMSAN, para posterior autorização de uso pela comunidade solicitante.
  • Se o local para a implantação da horta fica próximo à beira de rio, trata-se de Área de Preservação Permanente – APP* e as solicitações serão analisadas conforme a  Lei Federal n.º 12.651/2012, que disciplina o assunto.

* Área de Preservação Permanente: área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a fauna e a flora, o solo, e assegurar o bem-estar das populações.

Como fazer o pedido?
Pedido de implantação de horta via Central de Atendimento 156 (chat ou web) ou telefone 156.

Avaliação técnica. Caso seja positiva, após a emissão e apresentação da autorização de uso das áreas, pelo município ou particular, a associação ou entidade interessada, que se responsabiliza pela mão de obra, deverá apresentar Ofício.  

Modelo de ofício aqui

Quais os prazos para atendimento?
Após a validação técnica da área e formalizada a autorização de uso do terreno, a implantação é iniciada em até 60 dias.

São cobradas taxas por esse serviço?
Serviço gratuito.

Como consultar o andamento do serviço solicitado?
Consultas sobre o pedido podem ser realizadas via Central de Atendimento 156 (chat ou web) ou telefone 156 ou pelo e-mail [email protected].

Dúvidas?
Departamento de Estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional

Telefone: (41) 99925-8575 (WhatsApp)
Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira
E-mail: [email protected]