Paraná Rede pública

Curitiba tem a 2ª pior nota no Enem

Colégio Estadual Alcindo Fanaya Jr teve nota de 26 pontos; média nacional é de 50,52

Redação Bem Paraná, com AEN e Agência Brasil

O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira (28) o desempenho por escola no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2008. Curitiba teve a segunda pior nota na rede pública do Brasil, com média de 26 pontos. O Colégio Estadual Alcindo Fanaya Jr, que atende alunos com deficiência auditiva, só ficou na frente da Escola Indígena Tekator, de Tocantinópolis (TO), que obteve 25,11 pontos. A média nacional ficou na casa dos 50,52 pontos.

No ranking geral das escolas brasileiras, pelo segundo ano consecutivo, o campeão do Enem foi o Colégio SãoBento, do Rio de Janeiro. A média total obtida pela escola – incluindoa prova objetiva e a redação com correção de participação – foi de 80,58 pontos, em uma escala que vai de 0 a 100.

Enquanto que a região Sul não teve nenhuma escola entre as 20 melhores do país, o ranking foi dominado por colégios do Sudeste (16 instituições). Em compensação, o Nordeste, visto como uma das regiões mais deficitárias na educação do país, teve três escolas entre as 20 melhores do país – o Colégio Helyos, escola da rede particular de Feira de Santana, na Bahia, ficou em quinto lugar no ranking das melhores notas. A outra escola que compõe a lista fica em Goiânia, em Goiás.

Secretaria da Educação não se pronuncia

A Secretaria de Estado da Educação informa que, até a manhã desta quarta-feira (28), ainda não havia recebido oficialmente os resultados do Enem. Por esta razão, ainda não prestou informações a respeito. A secretária Yvelise Arco-Verde disse estranhar a imprensa ter acesso aos dados antes que as secretarias estaduais fossem notificadas. Assim que os dados forem enviados pelo Ministério da Educação, serão avaliados pela Secretaria.
   
Rede pública

Das 26 mil escolas que foram avaliadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 74% obteveram nota abaixo da média nacional que foi de 50,52 pontos. Na rede pública, o índice de estabelecimentos com resultado inferior à média chega a 89%. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou hoje (28) os resultados por estabelecimento de ensino em 2008.

Mais uma vez, foram as particulares que conquistaram os melhores resultados no exame. Outras 6 mil escolas ficaram sem conceito porque tiveram número insuficiente de alunos participantes.

Entre as escolas públicas, o melhor resultado ficou com o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais. A média obtida pelos alunos foi de 76,66 pontos, o terceiro melhor resultado no ranking geral.

Atualizado às 12h57.