Quando chega outono, uma das mais belas imagens de Curitiba chama a atenção. Entre abril e maio, o vermelho das 853 árvores liquedâmbares (Liquidambar styraciflua) que serpenteiam pela Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, no bairro Mossunguê, ganham nova cor. É que no outono as folhas das árvores ganham um tom ferroso, e deixam a via (do ônibus expresso) mais colorida, o que atrai muitos visitantes atrás de imagens instagramáveis.
Por conta disso, a Prefeitura até pede mais atenção dos visitantes nesta época do ano, já que o tráfego de ônibus na via é constante. Mas é difícil para qualquer um passar impune diante da paisagem que se forma, lembrando cartões postais de países na Europa ou América do Norte.
As liquedâmbares são originárias da América do Norte (México e Estados Unidos), têm folhas que variam em tons de vermelho e podem passar de 30 metros de altura. Veja mais no link abaixo:
Mas não é a única. Outras ruas de Curitiba ganham coloridos ao longo das estações por conta das árvores plantadas. Os ipês amarelos, por exemplo, florescem em meio ao inverno, e colorem as ruas do Alto da XV, Cristo Rei, Jardim Social, entre outras.
Na Avenida Sete de Setembro, da Praça do Japão até o viaduto da Ubaldino do Amaral, foram plantadas cerejeiras japonesas, que quando estiverem no seu auge, vão cobrir a via com o colorido rosado, como acontece no Jardim Botânico.
A João Gualberto, desde o passeio público até o Boa Vista, tem diversos ipês de variadas cores ao longo do seu trajeto. Estas também, quando ganharem estatura, vão despejar cores durante as estações do ano.
Também estão sendo plantadas ipês ao longo da Victor Ferreira do Amaral e, nesta semana, começou o plantio de mil ipês roxos e amarelos na Linha Verde. ” Os ipês roxos estão sendo plantados no canteiro da canaleta, enquanto os amarelos, que têm porte menor, foram escolhidos para embelezar as laterais da avenida”, explica a Prefeitura em matéria no seu portal.
Estas iniciativas vão garantir cores o ano todo nas vias de Curitiba. É só esperar pelas estações.
Bem Paraná
Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná e 41 bandas e músicos da capital paranaense.
O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.
A matéria acima faz parte do caderno sobre Lugares de Curitiba. Cada canto tem uma história. Cada esquina, um segredo. Curitiba, cidade metrópole, é assim. Com seus 331 anos, diversificada e cheia de causos. E contar as histórias de Curitiba sempre foi uma das missões do Jornal Bem Paraná, desde os idos de 1983, quando nasceu como Jornal do Estado.