As temperaturas caíram um pouco e o sol voltou a aparecer nesta quarta-feira (19). Neste misto de outono/verão, Curitiba teve um início de tarde com “carnaval fora de época”.
Um espetáculo que misturou os ritmos tocados no Carnaval foi encenado na Rua da Cidadania da Matriz, na Praça Rui Barbosa, no início da tarde. De graça, a atração do projeto Quarta na Matriz era indicada para todas as idades e é beneficiada pelo Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, mantido pela Fundação Cultural e da Prefeitura.
Durante 45 minutos, atores do grupo Baquetá ofereceram ao público uma mescla de cenas musicais, de dança e teatro com ritmos carnavalescos tocados nas diferentes regiões do Brasil. Entre eles estavam o samba-reggae e o afoxé, da Bahia; o maracatu e o frevo, de Pernambuco; o samba e as marchinhas de carnaval cariocas, entre outros.
O show é autoral mas incluiram canções de domínio público adaptadas, além de cenas apresentando o contexto histórico do carnaval em Curitiba. “O objetivo é estimular o senso de pertencimento entre as diferentes etnias com a cidade e o meio ambiente, com a ajuda das letras das composições, histórias e cenas teatrais, além dos figurinos”, conta a chefe do Núcleo Matriz da Fundação Cultural, Maria Daici Gonçalves de Lara.