mao inglesa
Mão inglesa em trecho da Rua Conselheiro Laurindo (Foto: Mario Akira)

No Brasil, o sentido das vias segue a chamada “mão francesa”, com os veículos circulando pelo lado direito da via. Isso é assim desde 1928, quando foi regulamentado o trânsito brasileiro.
Em Curitiba, porém, há vias ou trechos de ruas com mão invertida, conhecidas como mão inglesa (onde os carros trafegam pelo lado esquerdo).

São onze ruas da cidade que possuem mão invertida em algum trecho. Uma fica no Centro, próximo ao passeio Público, na Rua Conselheiro Laurindo, entre as ruas Treze de Maio e Carlos Cavalcanti, e é a mais antgia mão inglesa da Capital.

Além dela, as ruas com mão inglesa estão na:

Travessa Luis Gama, entre as ruas Júlia da Costa e Princesa Izabel
Rua Antônio Polito, entre a Marechal Floriano e a Irineu Prevedello Tedesco
Rua Lindolfo Pessoa, entre a Sete de Setembro e o final da rua
Rua Otávio do Amaral, entre Padre Anchieta e Martim Afonso
Rua General Aristides Athaydes Junior, entre Padre Anchieta e Martim Afonso
Rua Tarquínio Marchiorato, entre a Pedro Viriato Parigot de Souza e a Dep. Heitor Alencar Furtado
Rua Madre Maria dos Anjos, entre Brasílio Itiberê e o final da rua
Rua Calixto Razolin, entre Luiz Parigot e o final da rua
Rua João Laertes Bochnia, entre Ricardo Gasparian Machado e Emanoel Voluz
Rua Luísa Dariva, entre Monsenhor Ivo Zanlorenzi e o final da rua

A implantação deste tipo de sentido é para melhorar o tráfego em determinados pontos, facilitando a circulação e evitando maiores riscos, normalmente em ruas sem saída, reduzindo pontos de conflito ao acessar as vias transversais a elas. E claro, todas estão sinalizadas.

No mundo, são mais de 50 países que se utilizam da mão inglesa, sendo os principais África do Sul, Austrália, Hong Kong, Índia, Indonésia, Jamaica, Japão, Namíbia, Nepal, Nova Zelândia, Singapura e Tailândia, e claro, o Reino Unido.

Bem Paraná

Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. São 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná e 41 bandas e músicos da capital paranaense.

A matéria acima faz parte do caderno sobre Lugares de Curitiba. Cada canto tem uma história. Cada esquina, um segredo. Curitiba, cidade metrópole, é assim. Com seus 331 anos, diversificada e cheia de causos. E contar as histórias de Curitiba sempre foi uma das missões do Jornal Bem Paraná, desde os idos de 1983, quando nasceu como Jornal do Estado.