corredor verde
(Isabella Mayer/SECOM)

Curitiba tem diversas vias ladeadas por árvores de diferentes espécies, que dão um tom colorido a elas, conforme a estação do ano.

E, desde 2019, a Prefeitura cria novos corredores verdes em ruas de diferentes bairros. Neste período já são quase 30 quilômetros de vias que ganharam as árvores.

Os corredores se mostraram um projeto de sucesso da arborização pública e já resultam em sombra e verde em alguns endereços.

O primeiro corredor plantado, com início em 2019, foi o das avenidas João Gualberto e Paraná. Na João Gualberto, do Colégio Estadual do Paraná até o Terminal do Cabral, ipês-brancos mudaram a paisagem cinza que dominava as canaletas de ônibus e vias marginais.

Depois desse trecho, quando a João Gualberto passa a se chamar Avenida Paraná, estão os ipês-rosas, do Terminal Cabral ao Terminal Boa Vista. No último trecho, do Terminal Boa Vista até o bairro Santa Cândida, há ipês-amarelos.

Para a abertura dos “berços” de plantio, foi preciso cortar a calçada, retirar toda a base de asfalto e cavar um metro de profundidade aproximadamente, pois era preciso chegar ao solo original para as árvores crescerem saudáveis. A mesma técnica está sendo usada no plantio de 250 jacarandás que a Prefeitura está fazendo na Rua João Bettega, no bairro Portão.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, explica que os corredores verdes fazem parte das ações do Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima).

“A ampliação da arborização faz parte das estratégias de adaptação e mitigação às mudanças climáticas, pois isso melhora a drenagem da cidade, e promove a redução do efeito de ilhas urbanas de calor, além de proteger os rios de Curitiba”, disse a secretária Marilza.

O diretor de Produção Vegetal da Secretaria do Meio Ambiente, José Roberto Roloff, explicou que a criação dos berços mais profundos nas avenidas garantiu o sucesso dos plantios.

“A Avenida João Gualberto é um bom exemplo da importância da arborização pública viária. É um corredor que criamos em 2019 e hoje está consolidado, dando benefícios ambientais para a cidade, como a renovação do ar, o sequestro do carbono, mais conforto térmico e melhorando a permeabilidade da região”, disse Roloff.

Neste ano, algumas árvores das avenidas João Gualberto e Paraná já devem dar algumas flores. Nos meses de junho e julho, é a vez dos ipês-rosas, e em julho e agosto, dos amarelos. Os ipês-brancos normalmente têm florada no fim de outubro.

Cerejeiras e liquidâmbares

Quem passa pelas avenidas Sete de Setembro, República Argentina e Winston Churchill também já percebe um visual diferente. As cerejeiras da Sete de Setembro, entre as ruas Mariano Torres e Praça do Japão, logo vão colorir de rosa s avenida. Na Avenida República Argentina, liquidâmbares já mudam a paisagem, com as primeiras folhas já ficando no tom avermelhado.

Moradora do Água Verde, Rosane da Rosa acompanhou desde o início os plantios das cerejeiras-do-japão, na Sete de Setembro, e dos liquidambares, na República Argentina.

“Este plantio foi maravilhoso, as árvores estão crescendo lindas. Quando uma árvore cai ou tem algum problema de vandalismo, a Prefeitura vai e replanta. A cidade está bem arborizada, isso é bom para a qualidade do nosso ar e para o planeta”, disse Rosane, que nasceu em Caxias do Sul (RS) e há 30 anos mora em Curitiba.

O corredor verde da Avenida República Argentina segue com os liquidâmbares até o Terminal Portão. Na sequência, até o Terminal Capão Raso, foram plantados ipês-roxos, e da Avenida Winston Churchill até o Terminal Pinheirinho, ipês-amarelos. Jacarandás finalizam o corredor, do terminal até a Linha Verde.

Avenida Marechal Floriano Peixoto

Outro corredor verde está na Avenida Marechal Floriano Peixoto. A Prefeitura de Curitiba plantou 800 árvores em um trecho de cerca de 10 quilômetros, entre a Avenida Getúlio Vargas e o Parque Náutico, passando pelos bairros Rebouças, Prado Velho, Parolin, Hauer e Boqueirão. A avenida recebeu mudas das espécies ipê-roxo, pau-ferro, jacarandá-mimoso e ipê-amarelo-miúdo.